Promover boas práticas ambientais através da arte é o objectivo do projecto EcoFest, dinamizado pelo Espaço Ó – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Óbidos.
A apresentação de três ecopontos “artísticos” foi feita na Festa das Gaeiras, no passado dia 6 de Setembro. Estes recipientes irão agora percorrer as várias romarias do concelho, sensibilizando a população para a reciclagem.
As festas e romarias são dos locais onde se produz mais lixo, sobretudo plástico. O projecto EcoFest pretende minimizar esse problema utilizando a expressão artística para a adopção e promoção de boas práticas ambientais. Na festa das Gaeiras (Óbidos), onde foi apresentado o projecto, estavam colocados três ecopontos (um verde, um azul e um amarelo) com a imagem de três rostos anónimos, representativos das várias faixas etárias. “Poderia chocar-nos inicialmente ver rostos no caixote do lixo, mas a verdade é que são as pessoas os agentes mais fortes para a propagação de uma mensagem”, explicou o presidente da associação, Ricardo Duque.
Os primeiros contentores foram pintados pelo artista caldense João Olivença e a ideia é que agora a comunidade assuma a continuidade do projecto, pintando os contentores da sua localidade. “Enquanto isso não acontecer serão estes que irão andar nas diferentes festas”, acrescenta o responsável.
A associação também está a trabalhar na sensibilização para a redução do uso do plástico promovendo a reutilização dos copos. “Os copos reutilizáveis e as embalagens plásticas constituem cerca de 80% dos resíduos gerados num evento”, salienta Ricardo Duque, acrescentando que com esta prática reduz-se a gestão e o custo da limpeza do recinto.
Para esta festa fizeram 3000 copos personalizados, que as pessoas poderão adquirir por um euro e reutilizam durante todo o evento. Depois, podem guardá-lo ou, caso prefiram, entregam-no e serão ressarcidas do custo. “Não queremos que esta acção seja encarada como um negócio mas como uma preocupação ambiental”, frisa Ricardo Duque, acrescentando que o objectivo é que os copos sejam devolvidos e possam circular entre as várias festas.
O uso do copo reutilizável não é uma imposição nesta primeira fase. Os jovens vão aferir da adesão das pessoas a esta proposta para depois a adaptá-la à realidade de cada evento e freguesia onde este se realizar.
Investimento de dois mil euros
O Espaço Ó investiu dois mil euros, com fundos próprios, para avançar com o EcoFest mas, de acordo com o seu presidente, necessitam de apoios para o disseminar pelas outras freguesias.
A meta desta associação é conseguir aumentar os índices de reciclagem num concelho que, a nível nacional, já é uma referência nesta prática. De acordo com dados da Valorsul, em 2018 Óbidos reciclou 82 quilos de lixo diferenciado por habitante, ficando apenas atrás de Lisboa.
Presente na cerimónia, Eduarda Marques, directora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), destacou o facto do projecto aliar a preocupação ambiental a uma componente intergeracional. A responsável enalteceu ainda o trabalho dos jovens dirigentes associativos na dinamização de uma vila como as Gaeiras e na atracção dos jovens que estão fora à sua localidade.