Continua a decorrer o Projecto Pão.come, promovido pelo Aces Oeste Norte e que tem como objectivo a redução do valor médio de sal que é adicionado à confecção do pão. Esta iniciativa quer intervir directamente na indústria de panificação de forma a diminuir em 50% o valor médio daquele condimento.
São seis as padarias caldenses que já concluíram este processo e que, por isso, já são detentoras do certificado “Padaria Saudável”. São elas a Padaria da Ramalhosa, a Litoral, a Padaria Pastelaria Cidade Nova, a Sérgio Henriques, a Viola e a do E. Leclerc.Em Alcobaça também é certificada a Padaria Lérias, ao passo que no Bombarral também o são o Café/Pastelaria Rossio e a Padaria Migalhas.
Na Nazaré tem o pão com redução de sal a Padaria 33, a Padaria e Pastelaria Baguete e a Pastelaria Queque de Cenoura. Por seu lado em Peniche já são certificadas a Padaria Real Sabor, a Padaria Pastelaria Momentos, a Pastelaria Bergló, o Pão Quente, a Pastelaria Doce Fantasia, a Arcadas D’El Rei
e o Café Arcadas do Jardim.
Todas estas unidades certificadas já conseguiram reduzir para 0,5 gramas de sal por cada 100 gramas de pão.
Há outras unidades que fazem parte deste projecto, mas que ainda estão em fase de implementação. Trata-se da Padaria Modelo da Benedita (Alcobaça), a Migalhas Pão d’Aldeia (Bombarral), a Sérgio Henriques (Caldas), a Capinha e a Vale Florido, ambas de Óbidos.
Com base em vários estudos, os portugueses consomem diariamente cerca de 12 gramas de sal (o dobro do recomendado), hábito que tem várias repercussões na saúde como o aumento da tensão arterial e o aparecimento de doenças cardio e cerbrovasculares.