Alunos de Hotelaria e de Gestão de Turismo visitaram o Porto

0
571

No passado dia 11 de abril, os alunos do 12º ano do Curso de Operações Turísticas e Hoteleiras e os alunos de Gestão de Turismo- nível V, deslocaram – se ao Porto, no âmbito de uma visita de estudo técnica e cultural.
O Porto, que em 2017 foi eleito pela terceira vez, pela European Best Destinations como o melhor destino turístico da Europa, acolheu alunos e professores que durante dois dias comprovaram que o Porto é excecional em termos de cultura, arquitetura, gastronomia, comércio e acolhimento pelos diversos profissionais que trabalham no turismo.
O Porto é famoso pelo Vinho do Porto, um vinho fortificado rico, amadurecido nas vastas caves que revestem as margens do sul do rio Douro.
A nossa primeira paragem foi em Vila Nova de Gaia, nas Caves “Ramos Pinto”, situada nas margens do Rio Douro.
Aqui fomos recebidos pela tourism manager, Ema Rodrigues e pelo enólogo e diretor de vendas, João Mesquita, que com emoção e saber nos acompanharam numa visita ao passado, desde a fundação por Adriano Ramos Pinto em 1880, onde destacaram a capacidade empreendedora dos seus fundadores que permitiram que a empresa conquistasse grande parte do mercado do vinho do Porto, passando pelo precioso museu, repleto de memórias do passado, pelas pipas e claro terminando numa prova de vinhos do porto “ Adriano”.
Após um almoço servido na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), uma referência na formação do setor da Hotelaria e Turismo e que funciona nas instalações da antiga escola de artes decorativas de Soares dos Reis, visitámos o The Artist Porto Hotel & Bistro, o Hotel- Escola, inspirado na herança artística da antiga escola, onde os alunos da EHTP têm formação prática. O Hotel funciona no antigo edifício da Escola Artística Soares dos Reis e que foi no século XIX, a fábrica de Chapéus Real e Imperial Chapelaria a Vapor, e é gerido pela Sonae Turismo em parceria com a EHTP.
No Porto Palácio Hotel Congress Hotel & SPA, um Hotel de cinco estrelas, de luxo, contemporâneo, em estilo torre, situado na Avenida da Boavista e com vista para o rio Douro, os alunos perceberam a excelência deste equipamento e a importância da formação para a obtenção da excelência do serviço.
Nestes dois dias houve tempo para visitar a Casa da Música, a livraria Lello, calcorrear a Rua de Santa Catarina com o imponente Café Magestic, espreitar o mercado do bolhão, passear pelo bairro da Ribeira, situado nas margens do Rio Douro e olhar a icónica ponte D. Luís, percorrer todo o Centro histórico do Porto e as suas ruelas estreitas e antigas, classificadas pela Unesco como Património da Humanidade e claro degustar a famosa Francesinha e para alguns apreciadores, as tripas à moda do Porto, prato emblemático que simboliza a generosidade do seu povo.

As professoras
Ana Cristina Figueiredo e Cristina de Jesus
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste