Alunos de Óbidos no Espaço Ó

0
1071
Noticias das Caldas
dav

Durante o mês de maio, realizou-se na sede do Espaço Ó – Espaço de Ativação Comunitária, em Óbidos – uma atividade que envolveu os alunos do 8º ano que frequentam a disciplina de CriArte, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, os professores da disciplina, Paulo Alves e Marta Catarino, o professor Valdemiro Rodrigues e a coordenadora do projeto “Ativa-te” e responsável pelo espaço, Joana Rodrigues.

Foram realizadas duas sessões, tendo participado em cada uma delas, aproximadamente, 40 alunos. Estes puderam sentir e perceber o que é estar num espaço de desenvolvimento comunitário e partilha, que através do método colaborativo e da criação de redes de suporte social, ajuda as gentes da terra a concretizar e potenciar ideias e projetos, dando reforço na concretização prática e diminuindo os riscos inerentes a uma nova atividade.
Em cada sessão, foram apresentados projetos que têm estado a ser desenvolvidos, desde fevereiro, no âmbito do projeto “Alô Génio”, em CriArte – disciplina que só este Agrupamento oferece. Este projeto desafia os alunos a desenvolverem um produto que seja, ao mesmo tempo, inovador, criativo e vendável.
Durante o período que antecedeu a visita ao espaço Ó, os alunos planearam e executaram as suas ideias, tendo alguns, concretizado o protótipo do produto. Apesar da diversidade expectável das propostas de cada grupo de trabalho, foram transversais aos vários projetos as questões da sustentabilidade, das parcerias e da utilização, sempre que possível, de produtos locais.
Alguns dos produtos apresentados foram: bolachas integrais, visitas guiadas para observação da fauna e flora da Lagoa de Óbidos, T-shirts cómicas personalizadas, jogos de tabuleiro sobre Óbidos, produção de uma mascote de Óbidos em peluche, entre outros.
Durante a apresentação, os alunos foram recebendo dicas e orientações, quer da Joana, quer dos colegas.
Esteve, também, presente na apresentação, Aurélia Marques, responsável pelo projeto QindÓ, um doce de receita familiar com origem na tradição conventual portuguesa, cujo desenvolvimento teve o apoio do Espaço Ó. O seu testemunho foi importante, pois, através de uma partilha desprendida de formalidades, e visando, apenas, a melhoria dos projetos, levou os alunos ao mundo real, revelando-lhes todas as diligências e dificuldades que existem entre uma ideia e a sua concretização.
Enriquecidos com esta partilha, os alunos continuam a desenvolver e a aperfeiçoar os seus projetos nas aulas de CriArte no sentido de, no final do ano letivo, poderem ter os seus produtos finalizados. Estes ficarão disponíveis num site, que os alunos estão a construir.

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos