A modernização e eletrificação da Linha do Oeste é uma pretensão antiga da Região Centro mas, por fatores que, certamente, vão para além da vertente económica, tem sido um tema eternamente esquecido por quem tem a responsabilidade de garantir a coesão social e o desenvolvimento equilibrado do país. (…)
A linha do Oeste é hoje uma linha obsoleta, com sistemas de exploração antigos, dependentes unicamente de meios humanos, sendo estes os responsáveis únicos pela segurança dos passageiros.
No que diz respeito ao material circulante, nela operam automotoras diesel com mais de 50 anos e que já ultrapassaram há muito o seu período de vida útil.
Por esse motivo são constantes os atrasos e as supressões de comboios porque a frota está envelhecida e fica frequentemente imobilizada nas oficinas.
Oficinas essas que não têm pessoal para reparar os comboios, o que faz com que cada vez haja mais composições imobilizadas.
Em consequência, são suprimidos diariamente comboios na linha do Oeste, sendo os passageiros, umas vezes transportados em autocarros de substituição, e noutras vezes esquecidos pela CP nas estações porque nem sequer têm informação de que o comboio que esperam foi suprimido.
Assim, a Delegação Distrital de Leiria da ANAFRE, na sua reunião de 25 de julho de 2018 delibera instar o governo a:
– encontrar no curto prazo uma solução rápida para acabar com as supressões e manter os comboios na linha do Oeste em funcionamento
– lançar o concurso público para a compra de novo e moderno material circulante para a linha do Oeste
– acelerar o processo concursal para lançar o concurso público internacional para modernização do troço Meleças – Caldas da Rainha
– acelerar o processo concursal para lançar o concurso público internacional para a elaboração do projecto de modernização do troço Caldas da Rainha – Louriçal.
Delegação Distrital de Leiria ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias
































