A CDU, nas várias sessões da Assembleia Municipal, tem, de forma coerente, consequente e preocupada, tentado sensibilizar o executivo camarário, para a problemática das acessibilidades, fundamental para a segurança dos munícipes, a começar no seu edifício sede, onde por exemplo, na última reunião de câmara, houve atribuição de medalha a desportista alcobacense da APD.Leiria.
Algumas da sua exclusiva competência, como o rebaixamento do lancil, junto às passadeiras, permitindo que utilizadores de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé, ou outros indivíduos com deficiência motora, ou visual, possam circular em segurança.
Outras cometidas ao estado central, caso da entrada para o edifício da segurança social “antiga casa do povo” onde, para questões de ordem variada, beneficiários do sistema ali se deslocam, normalmente em ambulância, sem qualquer dignidade e respeito pelo ser humano. Chova ou faça sol, as pessoas são retiradas, em maca, ou outro meio auxiliar, e assim acedem ao serviço, muitas vezes apenas para “prova de vida”. Ainda de âmbito do Estado Central, e de obrigação comunitária, o acesso aos edifícios públicos que dificultam, ou impedem, a utilização normal a serviços e à actividade turística.
É bem verdade que o Executivo, na pessoa do Sr. Presidente, tem garantido estar preocupado com este assunto, de que está a tratar, havendo já respostas em curso, no domínio privado.
Resultados, não obstante a persistência, pela gravidade do problema, não existem.
Também queremos registar o importante investimento feito, recentemente pela Junta de freguesia da Benedita, nesta matéria de acessibilidades, apesar de algumas queixas de beneditenses, por considerarem escorregadia, a solução encontrada.
A CDU vai continuar esta batalha apelando às forças vivas da Município e à população em geral, que se juntem a este processo e, conjuntamente, obtenhamos, ainda que de modo progressivo, as condições dignas de mobilidade e segurança que nos são devidas.
Os Eleitos da CDU
Clementina Henriques
Luís Crisóstomo