Escola Bordalo Pinheiro em Bilbau, Burgos e Salamanca

0
778
notícias das Caldas

Dando continuidade ao trabalho realizado nos anos letivos anteriores, que tem por objetivo promover o desenvolvimento da cultura artística através de viagens a cidades europeias de referência, professoras e alunos do Curso de Artes Visuais, rumaram a terras de Espanha no dia 2 de março. Com um programa bastante diversificado, visitámos museus – o inesquecível Guggenheim, o Museu de Belas Artes (Bilbau) e o Museu de Arte Nova (Salamanca), onde nos deleitámos com exposições permanentes e temporárias, salientando-se a exposição retrospetiva da obra de Renoir verdadeiramente surpreendente. Conhecemos cidades, os seus monumentos e as intervenções urbanas efetuadas por arquitetos contemporâneos de referência.

notícias das CaldasEm Burgos, impôs-se uma visita à Catedral, declarada pela Unesco Património da Humanidade e, acreditem ou não, foi preciso “empurrar” alguns alunos para fora deste magnífico templo, já que o tempo escasseava e os horários tinham que ser escrupulosamente cumpridos. De facto, a riqueza dos elementos decorativos e do mobiliário litúrgico do seu interior, pertencentes a variados estilos artísticos (desde o estilo Gótico, ao Renascentista e Barroco), prendia de tal forma o nosso olhar que nos fazia esquecer das horas…
O fascínio continuou até ao último dia de viagem, já em Salamanca, com a visita à Catedral, à Casa Lis, ao edifício da Universidade, onde alunos e professoras, de pescoço esticado, procuravam a lendária rã que, segundo a fábula, deverá ser encontrada pelos estudantes ou turistas, caso contrário não passarão de ano ou a viagem não lhes correrá bem…
Esta visita de estudo, para além de culturalmente muito enriquecedora, foi salpicada de peripécias cómicas, o que lhe conferiu um significado muito especial para todos os que nela participaram. Foram momentos que iremos guardar na nossa memória, momentos esses onde a expressão da arte se misturou mais uma vez com o prazer de estarmos juntos…

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro