AIRO – Comunidade Energia da Rainha

0
442
- publicidade -

Filipe Mateus
Inspetor/Professor Convidado do Ensino Superior/Formador

A implementação de uma comunidade de energia de autoconsumo coletivo é um projeto inovador a nível nacional da iniciativa da AIRO- Associação Empresarial da Região do Oeste por ser a primeira solução dirigida na sua maioria a micro e pequenas empresas.
Os custos de energia são hoje uma das principais preocupações das empresas com uma previsão de aumento anual escalável acima da capacidade de pagamento das empresas. Acresce as limitações já definidas pela União Europeia a apelar à diminuição do consumo prevendo-se possíveis “apagões” ou quebras de energia no inverno.
Face ao problema energético mundial as micro e pequenas empresas nomeadamente aos comerciantes do centro cidade, no caso concreto das Caldas da Rainha, não têm soluções competitivas a nível energético nomeadamente porque em determinadas zonas dos centros históricos não é possível a colocação de painéis solares ou os telhados, pela sua dimensão ou orientação solar, não o permitem.
A solução de criar uma comunidade de energia (a 1ª comunidade a ser a desenvolvida será em Caldas da Rainha) apoiada pelo município caldense, na cedência de terreno, por um período de 25 anos, permite que estes comerciantes venham a ter uma solução para a sua sustentabilidade energética e redução de custos, consoante o seu setor de atividade e horário de funcionamento.
A cedência do terreno por parte do município caldense com cerca de 1 hectare, permitirá numa primeira fase montar uma instalação produtora de 1 MW/h (com uma produção estimada de 1 426 MWh no primeiro ano), e na segunda fase de um total de 4MWh (com uma produção estimada de 5 704 MWh). A instalação dos painéis fotovoltaicos vai permitir servir entre 100 a 120 microempresas na 1ª fase.
A seleção dos primeiros aderentes será efetuada com base na ordem de inscrição na comunidade e envio de elementos, sem possibilidade de colocação de solução de autoconsumo ou limitações no telhado, micro e pequenas empresas de comercio, serviços e restauração.
Além do apoio aos empresários e comerciantes a solução de autoconsumo designará ainda parte da sua solução para famílias carenciadas estando prevista cerca de 5% da energia ser atribuída às mesmas através de indicação do Município.
As comunidades de energias e soluções de autoconsumo são uma das medidas que a AIRO vem a trabalhar no último triénio e que faz parte do seu plano estratégico de apoio aos empresários da Região Oeste. A entidade irá assumir a gestão destas comunidades garantindo os preços de mercado mais competitivos para as empresas e famílias com o apoio do município que permite desta forma o melhor preço de mercado aos aderentes com uma poupança mensal entre os 40 a 70% nas suas faturas de energia elétrica.
A comunidade de Energia da Rainha será pioneira, não só na Região Oeste, mas a nível nacional, permitirá uma solução efetiva aos empresários, passar a ter um custo por KWH de cerca de 0,09 cêntimos da energia produzida na comunidade a par dos cerca de 0,14 a 0,19 cêntimos que pagam atualmente na sua fatura.
É com expectativa que este projeto possa seguir o seu rumo, sem tropelias, nem entropias burocráticas das entidades públicas, e que os restantes municípios da Região do Oeste possam aderir a esta iniciativa em prole da economia oestina. ■

- publicidade -