Associação caldense dedica-se aos eventos em pavilhões pelo país

0
444

Feira das Velharias é organizada por empresa caldense e recebeu vendedores de outros países

A Feira das Velharias que decorreu entre os dias 1 e 3 de dezembro foi organizada pela Associação de Promotores de Eventos (APE) que foi fundada em março de 2023 e continua a dedicar-se à promoção de eventos na região.
A sede desta empresa fica em Santa Susana (A dos Francos) e permite-lhe a realização de grandes eventos um pouco por todo o país, incluindo as Caldas.
Segundo José Pereira, um dos executivos da APE, a firma já tem eventos marcados para 2024 para o Porto, Cartaxo, margem Sul, Pombal e em mais localidades e fazem certames preferencialmente em pavilhões e ligados às Velharias e à Automobilia (automóveis, motas e peças para os carros antigos).
“Tratamos de quase tudo”, disse o responsável, acrescentando que desde a limpeza, montagem, desmontagem é tudo feito com pessoal da APE.
“Só contratamos fora a segurança “, referiu José Pereira, que diz que nesta feira participa “a nata dos vendedores ligados ao setor das velharias e antiguidades” e acrescenta que neste certame há a possibilidade de comprar peças a 50 cêntimos até aos vinte mil euros.

3500 pessoas no primeiro dia
O primeiro dia do certame, foi um grande sucesso pois “é o dia em que os profissionais fazem negócios entre si”, disse o responsável.
Ao todo, nos três dias de certame, passaram pela Expoeste cerca de oito mil pessoas, sendo que o dia mais forte foi o dia 1 de dezembro pois contou com a entrada de 3500 pessoas.
No total, participaram 200 vendedores que adquiriram módulos de, no mínimo de nove metros ou múltiplos, tendo lotado a ocupação do espaço total da Expoeste , que possui cerca de 105 metros de comprimento e 57 de largura.
Houve vendedores que vieram de Norte a Sul do país, vieram desde Ponte de Lima até Sagres, passando por Bragança, Pombal e muitos oriundos da zona Centro.
Estiveram também presentes comerciantes de Espanha, de França e também veio um vendedor da Bélgica.
A Feira das Velharias realizada nas Caldas tem um custo que ronda os 16 mil euros, o que inclui o aluguer do espaço (que é feito à AIRO), a publicidade, a aquisição e colocação da alcatifa, o staff e ainda para a impressão de cerca de quatro mil convites que são distribuídos por entidades públicas e também pelos vendedores que, desta forma, podem convidar muitos dos seus clientes a vir ao certame.
Os convites, assim como o material gráfico referente aos eventos são impressos numa gráfica caldense. “Tudo o que podemos fazemos cá nas Caldas”, referiu o responsável.

Velharias no fim de semana no Monte Olivett
Pontualmente, a APE dispõe-se ainda a realizar eventos de Velharias e Antiguidades, como o que se vai realizar no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de dezembro, nas instalações da Associação do Monte Olivett .
“Não pretendemos fazer concorrência a ninguém”, disse José Pereira, que aceitou o desafio de realizar este evento pontual pois, por causa da animação natalícia, não se vai realizar a feira mensal das Velharias no Parque D. Carlos I.
Em 2023, a APE organizou dois eventos de Velharias na Expoeste, tendo o primeiro decorrido em março. Foram também realizados dois eventos em Pombal e um no Cartaxo. “Correu tão bem o evento nesta localidade que vamos voltar lá em 2024”, referiu o organizador que tem previsto entre sete a oito iniciativas. ■