“Bazuca” europeia já injetou perto de 40 milhões de euros no Oeste Norte

0
302
- publicidade -

Financiamento apoia investimentos públicos  privados em mais de 1700 projetos nos sete concelhos do Oeste Norte

Os sete concelhos do Oeste Norte já angariaram perto de 40 milhões de euros em projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a “bazuca” europeia de resposta à crise provocada pela Covid-19. A eficiência energética na habitação é a vertente com mais projetos aprovados na região.
O PRR já aprovou 1714 projetos no Oeste Norte, com um financiamento total de 39,6 milhões de euros, segundo o portal transparencia.gov.pt, que serve de monitorização à “bazuca” europeia.
O concelho da região com maior verba aprovada para projetos é o de Peniche, que já garantiu uma dotação de 14,1 milhões de euros para 273 projetos. Com 12,1 milhões de euros de dotação, Alcobaça surge como o segundo concelho da região com ais verba aprovada, mas lidera em número de projetos, 582. Com perto de 10 milhões de euros surge a seguir Caldas da Rainha, que tem 484 projetos aprovados.
Na região, a maioria dos projetos aprovados são investimento em eficiência energética em edifícios residenciais. No total da região, são 1275 os projetos desta natureza já aprovados, com uma dotação total de 2,15 milhões de euros.
De registar, ainda, que foram já aprovados 149 projetos de apoio à criação de emprego estável, com 1,1 milhões de euros de apoios garantidos. Há, ainda, uma procura interessante na eletrificação das frotas de veículos, um total de 29 projetos aprovados com 722 mil euros de dotação financeira, com uma média aproximada de 25 mil euros de apoio por viatura.
Se estes projetos representam a maioria, não representam a maior fatia do financiamento. Essa pertence aos 11 projetos com financiamento acima de 1 milhão de euros. Destes, dois garantiram 4,2 milhões de euros de financiamento, o projeto +ATLANTIC – Associação Para Um Laboratório Colaborativo Do Atlântico e uma intervenção no Mosteiro de Alcobaça. Acima destes, apenas o Pólo de Peniche do Hub Azul, Rede de Infraestuturas para a Economia Azul, com 4,3 milhões. O concelho de Peniche tem ainda 2,9 milhões de investimento do Politécnico de Leiria numa nova residência para estudantes. Esta instituição tem também aprovado para as Caldas da Rainha uma nova residência para estudantes, com 2,2 milhões de euros de financiamento, e 1,2 milhões de euros para a renovação da Residência Rafael Bordalo Pinheiro e 1 milhão para a renovação da residência Mestre António Duarte.
A requalificação do Pólo de Inovação de Alcobaça tem um financiamento de 3,7 milhões de euros. Nas Caldas da Rainha, destaque para a 1ª fase de um projeto de requalificação de edifícios do Município das Caldas da Rainha, que garantiu 1,5 milhões de euros. Destaque, ainda, para o Espaço Sénior São Leonardo, da Associação Social da Atouguia da Baleia. Em Óbidos, o projeto de habitação colaborativa da Casa do Povo garantiu 1,1 milhões de euros. ■

- publicidade -