Bolinha de Sabão: a nova loja de puericultura amiga do ambiente

0
5723
Bolinha de Sabão
Sofia Gomes decidiu investir num negócio de puericultura após ser mãe | Beatriz Raposo

Sofia Gomes, 32 anos, vivia em Inglaterra mas a maternidade trouxe-a de volta às Caldas. Desde 2015 que não trabalha na sua área de formação – as ciências farmacêuticas – para se dedicar a tempo inteiro aos filhos. Foi numa conversa com a amiga Ana Silvério que surgiu a ideia de abrirem um negócio próprio.
“Ambas tínhamos sido mães recentemente e começámos a estar atentas àquilo que nas Caldas podia fazer falta às mães”, explica a gerente, que decidiu apostar em artigos de puericultura leve e cosméticos biológicos. Em breve chegará à loja a secção da alimentação saudável, à base de snacks e smoothies fáceis de transportar.

Bolinha de Sabão foi o nome escolhido para o espaço, não só porque Sofia Gomes queria uma designação em português, mas também porque as bolinhas de sabão são uma brincadeira feliz que agrada a todas as faixas etárias e que desperta boas recordações. “Também queremos que a nossa loja fique na memória das pessoas”, justifica.
Mas o que são cosméticos biológicos? A responsável explica-nos que se tratam de produtos certificados que não são testados em animais, não contêm qualquer tipo de químicos e são biodegradáveis. As vantagens é que podem ser aplicados em qualquer tipo de pele – incluindo as atópicas, que são as mais sensíveis – e simultaneamente não prejudicam a natureza. Há desde loções corporais, champôs, bálsamos para os mamilos, manteiga para as estrias, cremes para o rabinho dos bebés, desinfectante de brinquedos, sabonetes e óleos de massagens indicados para combater as crostas lácteas.
“Também temos uma marca de discos mamários e cotonetes que só trabalha com algodão orgânico, escovas de dentes de bambu e toalhetes biodegradáveis que podem ser deitados na sanita pois são amigos do ambiente”, acrescenta Sofia Gomes.
Até nas guloseimas a Bolinha de Sabão apresenta soluções saudáveis: gomas sem açúcar, lactose e glúten, que foram especialmente criadas a pensar nas crianças com intolerâncias alimentares.
Não só pelos produtos mais alternativos, mas também pela decoração esta loja marca a diferença. A começar pelos móveis antigos que foram restaurados e conferem ao espaço um ambiente acolhedor e intimista. Alguns destes artigos, como poltronas, encontram-se para venda e há  mesmo a possibilidade dos clientes trazerem objectos em mau estado para serem restaurados, numa parceria que o estabelecimento tem com Maison D’ART, de Tornada.
“Acima de tudo procuramos ter na loja produtos que as mães muitas vezes só podem encontrar online e sobre os quais falta informação”, realça Sofia Gomes, acrescentando que também existe a oferta de artigos artesanais, feitos pelas próprias responsáveis, como almofadas de amamentação e almofadas de sementes anti-cólicas.
A Bolinha de Sabão resultou de um investimento de 10 mil euros, localiza-se na Rua António Sérgio, nº 47 (junto à Câmara das Caldas, do lado do Tribunal) e está aberta das 10h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira. Ao sábado encerra às 14h00.