Candine, a nova Maçã de Alcobaça já começou a ser vendida

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Jorge Soares mostra as primeiras maçãs Candine que vão ser vendidas
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A importância da proximidade com o mar é um fator distintivo da Maçã de Alcobaça.

A Candine, a nova variedade de Maçã de Alcobaça, já começou a ser vendida. Trata-se de uma aposta de onze organizações de produtores de Maçã de Alcobaça e é um dos grandes desafios que o presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares, identifica para o próximo ano.
As organizações “juntaram-se para adquirir uma nova variedade com um sabor extraordinário e resistências ao meio ambiente, a pragas e doenças, que lhe conferem o facto de ser uma maçã mais rústica, mais orgânica e mais limpa”.
Durante os próximos cinco anos, irão plantar e produzir em massa aquela variedade, que se chama Regal You, é filha da Fuji e da Ariane e tem como marca do clube a Candine.
“Foi criado um consórcio para vender esta maçã, que se chama Atlantic Portuguese Apple, e que vai esta semana vender as primeiras maçãs desta variedade, numa apresentação simbólica nos supermercados todos portugueses”, revelou à Gazeta, à margem da apresentação do Projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos (um investimento superior a meio milhão de euros), que decorreu na empresa Embala na Hora, a 3 de dezembro.
O outro grande desafio, porque “a Maçã de Alcobaça nunca poderá ser um grande projeto de dimensão”, passa por “melhorar o processo produtivo numa lógica ambiental”.
Jorge Soares destaca que “já somos das maçãs mais limpas do mundo, das que se produzem com mais upgrades ecológicos. Queremos no próximo ano lançar o conceito de eco-pomar, que já não é só ter o ambiente ecológico dentro do pomar, mas também à volta, tendo, por exemplo, um bosque”. O mesmo responsável afirma que “o produtor de Maçã de Alcobaça hoje é um verdadeiro guardião do ambiente”.
A produção deste ano foi de 50 toneladas. “Prevíamos 65 milhões de quilos, mas com o reduzido crescimento, tivemos o mesmo número de frutos, mas com menos peso e diâmetro”, e com um valor menor, explicou o alcobacense. A grande aposta foi o mercado brasileiro, seguindo-se ações em Espanha, na Arábia e na Índia, para onde querem iniciar a exportação.

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