O sistema de construção aço leve pode ser usado para a construção de vários tipos de edifícios

Há uma forma de construir casas que está a dar cartas no mercado da construção civil em Portugal e que defende o uso do aço leve na estrutura  da construção dos edifícios. O sistema está a conquistar cada vez mais adeptos que valorizam a utilização de métodos mais sustentáveis

O novo sistema de construção designa-se Light Stream Framing (LSF) e defende o uso do aço leve em vez de ferro e betão para a estrutura das construções. Esta técnica tem por base um “esqueleto” de aço leve que é enformada e unida por parafusos, resultando em estruturas a que se dá o nome de perfis. Esta técnica é mais segura do que uma estrutura tradicional onde o equilíbrio é garantido por barras de ferro, colocadas em pilares de cimento.  Recorrendo ao método LSF, a segurança advém do aço galvanizado, nos tais perfis e vigas, o que evita o cimento e que por isso torna a estrutura mais leve. Esta é distribuída por todo o perímetro da estrutura, tornando-a flexível e mais resistente a terramotos.  As estruturas são depois revestidas interior e exteriormente com vários materiais de alta qualidade e de produção industrial como por exemplo poliestireno expandido, fibras minerais, gesso cartonado ou lã de rocha. Este modo de construção proporciona um excelente isolamento térmico -, amigo do ambiente e também do orçamento familiar. Costumam usar-se portas e janelas de vidros duplos e sempre que há um bom isolamento térmico há também um bom isolamento sonoro. Todos os materiais são mais leves e os sistemas de fixação são funcionais e mecânicos, permitindo prescindir do tempo que o cimento demora a secar. Em vez do uso deste último material, do tijolo,da água e da areia, o que um trabalhador leva, além do aço, é uma parafusadora e parafusos, permitindo obras mais secas e limpas. Actualmente já existem empresas em Portugal que se dedicam em exclusivo a este método de construção e que constroem casas de vários modelos.

Difundido no mundo

Este tipo de construção possibilita edificações similares ao da construção convencional, no entanto, o LSF oferece tecnologia, resistência e sustentabilidade. Mais uma das vantagens que se consegue é uma diminuição no tempo de construção dado que é possível fazê-lo num prazo de dois meses. De qualquer modo, as casas de aço têm vários aspectos semelhantes às da construção convencional, isto é, necessitam igualmente de fundações, licenciamento e até financiamento bancários, tal como acontece em relação a uma casa com materiais mais conhecidos. Outra vantagem está relacionada com a manutenção pois se surgir um problema relacionado com algum cabo e ou com a canalização não é necessário destruir paredes. Identificado o problema, faz-se um corte no local é feita a reparação e volta-se a colocar a placa. Os fabricantes destas casas asseguram que as habitações de aço possuem a mesma durabilidade igual ou superior às dos outros materiais mais convencionais. Além de que possibilitam corresponder a várias necessidades arquitectónicas. O LSF é hoje usado para edificar casas, fachadas, escolas, hospitais e lojas. Como oferece a vantagem de ser um sistema de baixo peso, é muito usado na reabilitação de edifícios permitindo actualmente construir com alguma altura. Por causa das vantagens que oferece, o LSF é utilizado nos EUA, Canadá, Austrália, América do Sul, África do Sul, Japão, e em vários países europeus.