Chegou o novo Audi Q5, o SUV que impressiona fora de estrada

0
1148
- publicidade -

Já chegou ao mercado a nova geração do Audi Q5. A apresentação realizada nas instalações da Lubrisport em Leiria permitiu à imprensa e aos clientes sentirem num curto percurso o extremo conforto e as capacidades fora de estrada deste que, com um preço base próximo dos 50 mil euros, é um dos SUV mais vendidos do seu segmento.

notícias das Caldas
O teste de apresentação do Q5 testou ao limite as capacidade de todo o terreno do novo modelo

A Audi tinha em mãos uma tarefa que podia ser complicada. Dar seguimento a um produto já de si muito bom, actualizando-o ao fim de oito anos após o lançamento da primeira geração. E na nota introdutória é preciso dizer que a tarefa foi conseguida. O novo Q5 tem pouco do antigo e está preparado para enfrentar o mercado de forma optimista nos próximos anos.
Este lançamento vem na sequência da renovação e ampliação da gama Q, que conheceu recentemente um novo membro, o Q2. Já o Q3 sofreu recentemente um lifting e o Q7 também conheceu uma nova geração há cerca de um ano.

O Q5 foi, então, o último a ser actualizado, mas como quase sempre acontece, beneficiou de uma série de melhorias que foram sendo introduzidas na gama da marca com sede em Inglostad, na Alemanha.
Em termos visuais segue o novo conceito da gama Q, com linhas horizontais e ganhos em comprimento e largura que lhe dão um ar de poder. Não passa indiferente a grelha hexagonal de grandes dimensões, que reforça essa ideia.
Os ganhos em comprimento e largura também aumentam a volumetria interior, ou seja, há espaço para passageiros e carga, que pode atingir impressionantes 1550 litros.
Na sua estrutura o Q5 utiliza a mesma plataforma do A4 e do A5 e os interiores gozam do mesmo refinamento, quer ao nível da estética, do rigor com que cada comando foi colocado no cockpit, como ao nível do conforto.
Aquilo que o cliente destas gamas premium pretende é um automóvel que pareça levitar sobre a estrada, mas ao mesmo tempo mantenha uma total sensação de controlo sobre o que está a acontecer, e é precisamente isso que se obtém da experiência de condução.
A versão testada tinha equipado o motor 2.0 TDi de 190 cavalos e a caixa de velocidades automática S-Tronic, que ajudam claramente a transmitir essa sensação de leveza, dada a facilidade de resposta do conjunto motriz perante um automóvel que, apesar de ter emagrecido cerca de 90 quilos face ao modelo anterior, continua a ser um peso pesado. A direcção precisa e a possibilidade de ajustar a vários níveis a resposta do motor, a transmissão e a suspensão aumentam a sensação de controlo. De destacar é a possibilidade de equipar o Q5 com uma suspensão pneumática inteligente, ao estilo da suspensão activa utilizada na Fórmula 1 no início da década de 90, que melhora substancialmente o comportamento do veículo.
Mas se tudo isto é expectável de um modelo deste género, talvez não seja tão previsível que se comporte como um verdadeiro todo o terreno quando se leva um crossover bonitinho para fora da estrada. E talvez por isso a concessionária tenha optado por mostrar isso mesmo à imprensa e aos seus clientes. No parque da concessão foram colocados vários obstáculos que desafiaram ao máximo a capacidade de resposta do Q5 e da nova tracção integral Quattro Ultra. E até quando ficou assente em apenas duas rodas (uma em cada eixo), o sistema respondeu de uma forma muito controlada e eficaz.
O novo sistema de tracção integral adapta-se de forma inteligente ao tipo de piso, proporcionando poupança de combustível quando circula em estrada.
A gama Q5 dispõe de duas versões do diesel 2.0 TDi, de 150 e 190 cavalos e um a gasolina 2.0 TFSi, de 252 cavalos. Está ainda disponível o motor V6 3.0 TDi. Pode conhecer todas as novidades do novo Q5 no concessionário Lubrisport nas Caldas da Rainha.

- publicidade -