Clínica Conceito Médico junta tecnologia moderna e atendimento personalizado

0
7025
Augusto Aragão e Diana Morgado são caldenses e os dois sócios da clínica Conceito Médico
Augusto Aragão e Diana Morgado são caldenses e os dois sócios da clínica Conceito Médico | Beatriz Raposo

Abriu no dia 8 de Fevereiro, na Rua Capitão Filipe de Sousa nº 20 a clínica Conceito Médico – Medicina/Medicina Dentária. Trata-se de um projecto do casal caldense Diana Morgado e Augusto Aragão. Ela é higienista oral, ele médico dentista. Juntos decidiram abrir uma clínica com um conceito diferente e inovador.
Além de medicina dentária, o espaço oferece consultas de Nutrição, Osteopatia, Acupunctura Médica, Terapia da Fala e Psicologia. São seis especialidades no total, com 13 médicos ao serviço.
“O que queremos é ver as pessoas como um todo e não apenas como um número, apostando para isso numa equipa multidisciplinar em que todas as valências da clínica trabalham de forma integrada em prol do doente”, explica Diana Morgado, 31 anos. Augusto Aragão, 28 anos, reforça esta ideia afirmando que ao longo do tempo se foi perdendo a personalização no acto do tratamento médico. “É essa relação de aproximação e empatia entre médico e paciente que queremos criar. Não pretendemos impingir tratamentos, mas sim acompanhar as pessoas a longo prazo”, diz.

Esta nova clínica pretende assim aliar equipamentos e tecnologia modernos ao atendimento tradicional – “como antigamente” – em que o médico era praticamente considerado um membro da família.
A ideia de combinar o moderno com o tradicional é desde logo evidenciada à entrada do espaço, cuja fachada combina o nome da clínica em alumínio com azulejos pintados à mão por artesãos caldenses.
Há anos a trabalhar de norte a sul do país, o jovem casal decidiu estabelecer-se na sua terra natal. “Queremos começar a estabilizar a nossa vida nas Caldas, criar aqui raízes e ao mesmo tempo trazer algo diferente à cidade”, explica Augusto Aragão, revelando que investiram cerca de 150 mil euros para concretizar este sonho. “Não só devido ao elevado investimento, como ao facto de não querermos perder imediatamente a ligação aos nossos outros pacientes, continuaremos a trabalhar noutras clínicas ao mesmo tempo”, esclarece Diana Morgado. Actualmente o casal presta serviços entre Leiria e Lisboa.
A opção por uma clínica com diferentes valências surgiu também para dar resposta a uma dificuldade comum a estes dois profissionais de medicina dentária: frequentemente identificavam outros problemas nos seus pacientes, mas não sabiam para que médicos encaminhá-los. “Na nossa clínica trabalhamos em parceria”, diz Augusto Aragão, dando o exemplo de alguém que coloca uma prótese dentária e que depois necessita de acompanhamento na área da nutrição para reaprender a comer e quais os alimentos a evitar. Ou então de terapia da fala para conseguir falar com normalidade tendo a prótese.
O objectivo desta clínica é igualmente o de incutir hábitos preventivos nos seus pacientes, de forma a evitar que estes consultem os médicos apenas quando já estão no limite da dor ou com um problema de saúde grave. Além disso, a maioria dos profissionais da Conceito Médico prestará serviço ao domicílio (em lares, centros de dia, residências particulares e instituições públicas ou privadas), nos casos em que os pacientes tenham necessidades de saúde especiais (acamados, idosos, pessoas com incapacidades motoras e de deslocação).
De segunda a sexta-feira a Conceito Médico funciona entre as 9h0-13h00 e as 14h00-19h00. Aos sábados encerra às 13h00.