Dormidas subiram 5,5% no verão do Oeste

0
215
Os meses de verão representaram metade das dormidas registadas na região nos primeiros nove meses do ano

Número de hóspedes subiu 11,4% no terceiro trimestre do ano, mas as pessoas ficaram menos tempo

As dormidas nas unidades de alojamento da região subiram 5,5% no terceiro trimestre do ano. Os meses de verão foram, de um modo geral, positivos para a hotelaria, mas Óbidos e Torres Vedras registaram retrações, ainda que pequenas. No saldo acumulado, as dormidas crescem 12,3%, pelo que as perspetivas apontam para que se ultrapasse no final do ano, pela primeira vez, o milhão e meio de dormidas no Oeste.
Os números provisórios do Instituto Nacional de Estatística apontam que as unidades de alojamento do Oeste registaram 638 mil dormidas nos meses de verão (julho, agosto e setembro), cerca de 33 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. A subida de 5,5% supera os 3,2% que foram registados na totalidade do território nacional.
Quanto aos principais destinos na região, Peniche é o concelho que os turistas mais escolheram para pernoitar, com 127 mil dormidas, mais 9,2% do que no período homólogo do ano passado. A Nazaré atingiu as 110 mil dormidas, mais 12,8% do que no primeiro trimestre do ano passado, e é o que mais cresceu neste período, Acima das 100 mil dormidas estão ainda Óbidos (105 mil) e Torres Vedras (104 mil). Estes dois concelhos registaram quebras em relação ao período homólogo, de 0,2 no primeiro e 4,4% no segundo.
Caldas da Rainha e Alcobaça cresceram acima dos 9%, com o primeiro concelho a atingir cerca de 82 mil dormidas e o segundo perto de 55 mil.
Assinala-se, ainda, que as dormidas no Oeste nos meses de verão equivalem às dos primeiros seis meses do ano. O acumulado do ano está em 1,27 milhões de dormidas, mais 139 mil do que no mesmo período do ano passado.
O número de hóspedes registou uma subida ainda mais significativa. No terceiro trimestre, registaram-se 287 mil hóspedes, cerca de 29 mil a mais do que em igual período do ano passado. São mais 11,4%. O número de hóspedes aumentou mais do que as dormidas, o que significa que cada pessoa ficou, em média, menos tempo do que no ano passado.
Ao contrário das dormidas, o número de hóspedes aumentou em todos os principais destinos da região. Os que mais cresceram foram Nazaré (18,8%) e Alcobaça (17,4%). Os que menos cresceram foram Caldas da Rainha (6,2%), Torres Vedras (7,5%) e Peniche (9,5%). ■