A empresa Westheimer Portugal, Lda, de capital holandês, investiu cerca de 1,5 milhões de euros para criar um conceito de turismo rural de charme na Foz do Arelho. O Hillside House Suites & Spa procura tirar partido da tranquilidade da zona onde está inserido e alia ao alojamento um circuito de relaxamento de águas quentes que inclui uma piscina de flutuação em água salgada. Além dos clientes nacionais, a unidade aponta ao mercado externo, com especial incidência no norte da Europa e da América.
É na ladeira de uma colina por detrás da escola do 1º ciclo da Foz do Arelho que se ergue o Hillside House Suites & Spa. A unidade hoteleira está licenciada como turismo rural e quer distinguir-se com um espaço que “recebe muito bem e faz com que as pessoas se sintam com total tranquilidade, mas com todo o conforto de estar em casa”, explica Vânia Roberto, gerente da Westheimer Portugal, Lda. É esta empresa, de capitais holandeses e que actua em Portugal na área do imobiliário, que gere o espaço.
A unidade é composta por cinco quartos e cinco apartamentos, quase todos com nomes de localidades da região. “São apartamentos e suites muito práticas, mas muito cómodas, com boa vista e comodidades que em casa nem sempre temos”, realça Vânia Roberto.
Há ainda um espaço de spa que encerra um circuito de relaxamento em águas quentes, composto por piscina aquecida e jacuzzi no exterior, duas salas de massagens e uma piscina interior para flutuação, que recria o Mar Morto. Este último é um conceito ainda recente em Portugal. Trata-se de um pequeno tanque com capacidade para mil litros de água com 450 quilos de sal Epsom, um tipo de sal que ajuda a regular os níveis de magnésio no corpo, contribuindo para um melhor relaxamento. As sessões de flutuação já são muito utilizadas nos países do norte da Europa e na América, onde atletas de alta competição utilizam este método para relaxar os músculos e tirar maior partido da concentração.
Num espaço mais retirado da propriedade existe ainda um bar com esplanada, que estará aberto para os clientes do hotel e ao público.
A Hillside House Suites & Spa é centrada num edifício de construção de 1980 que foi completamente recuperado e adaptado para a sua nova finalidade. A fachada exterior foi mantida, assim como aspectos no interior, como algum mobiliário, as lareiras e as escadas. “Quisemos manter os traços mais marcantes e mesmo a construção que adicionámos tentámos enquadrar na arquitectura já existente”, diz Vânia Roberto.
O investimento foi de cerca de 1,5 milhões de euros no total, incluindo aquisição da propriedade e as obras de requalificação. Na fase inicial foram criados dois postos de trabalho, que na época alta deverão duplicar.
O MELHOR DO CAMPO JUNTO À PRAIA
A unidade hoteleira pretende aliar o melhor de um conceito de campo localizado nas proximidades de uma das praias mais movimentadas da região. O objectivo não é atrair o cliente que procura as típicas férias de praia, mas sim um ambiente tranquilo para descansar. O cliente tipo são casais que passam um fim-de-semana romântico sem os filhos, “embora estes também possam vir”, descreve Vânia Roberto. “Vemos muito os clientes a lerem, sentados por aqui, e mesmo quando há crianças não há aquele rebuliço habitual”, acrescenta.
A gerente diz que o conceito passa ainda por oferecer um acolhimento personalizado. “Tentamos saber o máximo sobre os clientes antes de estes chegarem para lhe oferecermos a melhor experiência”. Isso envolve a utilização de produtos locais de qualidade para os pequenos almoços, adquiridos na Praça da Fruta, mas também mostrar os costumes da padaria e gastronomia tradicional portuguesa confeccionados num forno de lenha que já estava na propriedade e que foi recuperado.
Proporcionar uma estadia agradável envolve ainda indicar algumas opções de locais da região a visitar e também de restaurantes para jantar.
Aberto desde o final do ano passado (os primeiros clientes vieram, precisamente, para fazer a passagem de ano) o Hillside House Suites & Spa pretende ter boa aceitação no mercado nacional, mas também além fronteiras. De resto, estão já a ser realizados contactos com operadores turísticos com o fim de promover a unidade no mercado da América do Norte. “Estamos a iniciar, mas esperamos no próximo Inverno ter já alguns resultados a esse nível, tirando partido do bom tempo que temos durante essa estação”, afirma Vânia Roberto.