Empresas do turismo em destaque entre as PME Excelência 2017

0
727

O sector do turismo tem sido uma verdadeira alavanca para a economia regional e um novo eco desse desempenho surgiu no passado dia 21 de Fevereiro com a divulgação da lista das PME Excelência 2017. Foram 14 as empresas do turismo a merecer a distinção nos concelhos do Oeste Norte, com os restaurantes a surgirem na lista com uma frequência nunca antes vista. O comércio também viu mais firmas serem distinguidas na região e passou a ser o sector mais representativo.

No ano passado o sector mais representado entre as PME Excelência da região foi a indústria, muito pelo desempenho da cerâmica e dos moldes no concelho de Alcobaça. Este ano há uma mudança nos sectores de actividade com maior número de distinções do IAPMEI. A liderança passou a ser ocupada pelo comércio, com um total de 17 empresas da região Oeste Norte (concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Alcobaça, Nazaré, Peniche e Cadaval), mais três do que no ano passado. Mas é no sector do turismo que se sentem maiores mudanças.
No ano passado, entre as 43 firmas galardoadas na região, apenas seis actuavam no ramo do turismo. Este ano esse número mais do que duplicou, com 14 empresas num total de 47 PME Excelência. Destas 14, nove são restaurantes situados nos concelhos das Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré e Peniche.

Já a indústria passou do primeiro para o terceiro lugar, e das 15 distinções do ano passado para 10 este ano. A maioria, sete, está localizada em Alcobaça, enquanto as restantes três estão distribuídas por Cadaval e Peniche.
Estão ainda representados nesta lista os sectores de agricultura e pescas, com três entradas, a construção com duas e os serviços com uma.
Esta mudança na região não acompanha propriamente uma tendência nacional. Num universo de 1946 companhias que mereceram a distinção do IAPMEI, a indústria continua a ser o sector mais representativo, com 31,5%, seguido do comércio com 25,8% e do turismo com 20,1% das empresas.

CALDAS MANTÉM AS NOVE PME EXCELÊNCIA

No que diz respeito à distribuição por concelhos, Caldas da Rainha manteve o mesmo número de PME Excelência em relação ao ano passado: nove. Cinco das empresas actuam no comércio, as restantes são do turismo. Cinco é também o número de repetentes, enquanto as outras quatro receberam a insígnia pela primeira vez. Foram elas os restaurantes O Cortiço e Cais da Praia, a Nutrifield, Lda. (que actua no comércio de nutrientes para a agricultura) e a Carlos Manuel Machado Silva, Lda., (que detém uma loja de peças de automóveis).
No concelho de Óbidos o número de firmas que receberam a distinção baixou de sete para quatro, o que se explica pela ausência das quatro tecnológicas galardoadas no ano passado. Mantêm-se na lista duas empresas, enquanto o bar Petrarum Domus e o Campo Aventura se estrearam.
Em Alcobaça, destaque para as entradas novas das alfeizerenses Gotalimpa, Lda., que actua no sector dos serviços, e Alfafoz, Lda, que detém a Farmácia Alfeizerão, e para a cuteleira beneditense Icel – Indústria de Cutelarias da Estremadura, Lda. Este concelho baixou de 20 PME Excelência para 18. A indústria e o comércio são as mais representadas, com sete firmas cada.
No Bombarral, das três PME Excelência 2017, duas receberam a distinção pela primeira vez, nomeadamente a Rianafarma, Lda, que explora a Farmácia Miguel, e a FGP – Fonseca, Garcia & Prazeres – Comércio e Representações de Bebidas, Lda., que detém a Garrafeira FGP.
Em Peniche, o número de distinções aumentou de três para sete e apenas uma não é novidade. Receberam pela primeira vez esta insígnia os restaurantes Tasca do Joel, A Popular e Bar da Praia, a construtora Consferrel – Construções, Sociedade Unipessoal, Lda., o armador Mestre Comboio – Sociedade de Pesca Unipessoal, Lda. e a indústria de transformação de peixe Narciso Dias & Filhos, Lda.
Na Nazaré, das três PME Excelência, duas são novas: o restaurante A Fornalha e a Gelsitio – Produtos Alimentares Congelados, SA.
O Cadaval, que no ano passado não teve qualquer empresa representada, surge este ano com três, com destaque para o Pão de Ló “Ti’Piedade” – Pastelaria Regional e Similares, S.A., com sede no Painho. As duas restantes são a Rodristeel – Metalomecânica, Lda. e a Sociedade Agrícola Quintas de Cadaval, Lda.
Para integrar a lista de PME Excelência é preciso ser uma pequena, média ou micro empresa e respeitar uma série de critérios financeiros que incluem ter um aumento de volume de negócios e de resultados positivos face ao ano anterior.

[caption id="attachment_113779" align="alignnone" width="850"]Empresas PME Excelência no Oeste Norte - Joel Ribeiro Empresas PME Excelência no Oeste Norte – Joel Ribeiro[/caption]