Uma auditoria às contas da Câmara Municipal das Caldas da Rainha detectou uma dívida antiga de 780 mil euros do município de Óbidos, cuja regularização recomenda. A dívida referia-se ao usufruto de água fornecida pelos Serviços Municipalizados caldenses. Mas a Câmara de Óbidos disse à Gazeta das Caldas que nada deve ao município vizinho porque este declarou as dívidas prescritas.
Por sua vez, a Câmara das Caldas diz que a dívida de Óbidos “encontra-se, contabilisticamente em processo de regularização”. Mas adianta que este lhe deve 37 mil euros por fornecimento de água entre 2013 e 2016.
O relatório da auditoria à Câmara das Caldas diz que nos anos 90 do século passado houve um entendimento não formalizado entre os municípios das Caldas e de Óbidos em que o primeiro fornecia água ao segundo (através dos Serviç15os Municipalizados) e o segundo autorizava o primeiro a utilizar o seu aterro sanitário para descargas de resíduos sólidos.
“Na sequência do referido entendimento, os Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha reclamam valores a receber do Município de Óbidos no montante aproximado de 780.000 euros”, dizem os auditores, recomendando que se proceda à regularização desta situação.