Se está de passagem pela Estrada de Tornada, facilmente se dará conta de um edifício pintado de verde alface, mesmo em frente às bombas de gasolina da Repsol. É o novo espaço comercial, que abriu nas Caldas da Rainha há cerca de dois meses e comercializa electrodomésticos com pequenos defeitos estéticos, mas que estão em perfeitas condições de funcionamento.
Fernando Ferreira, 46 anos, formou a empresa em 2008 por achar que “existia uma lacuna na oferta de electrodomésticos deste tipo na zona Centro”, o que resultou na abertura de três estabelecimentos – um em Leiria, outro em Ourém e mais um, na Amadora. Seguiu-se as Caldas da Rainha, uma opção considerada pelo empresário, “por já ter vários clientes nas Caldas e ser uma cidade a uma hora de Lisboa”, além de não existir oferta semelhante nas proximidades.
Embora Fernando Ferreira tenha aguardado sete meses para poder alugar o espaço de venda, garante que “a espera valeu a pena”, não só pela disposição que a loja oferece, mas também pela sua localização, rapidamente visível a todos os automóveis que passam pela Estrada de Tornada, e que têm ainda lugar de estacionamento garantido, caso queiram parar para dar uma espreitadela. No total dos estabelecimentos EternoBom, trabalham 11 empregados, dos quais dois pertencem à loja das Caldas.
De grandes a pequenos electrodomésticos, a variedade é diversificada: um cliente que procure um frigorífico, congelador, fogão, máquina de lavar roupa ou loiça, grelhador, ferro de engomar, torradeira, robô de cozinha, aspirador, microondas, etc., encontra resposta na oferta da Eternobom, até no que respeita às marcas, que são reconhecidas como de confiança, incluindo a nacional Meireles.
Os defeitos estéticos podem ir de pequenos riscos ou amolgadelas no próprio electrodoméstico, ou então, ao nível da embalagem, na apresentação de danificações. Os pequenos defeitos podem valer grandes descontos, principalmente nos electrodomésticos de grandes dimensões, que chegam a custar metade do seu valor original, apenas porque estiveram em exposição numa loja da marca. Ao comprar um aparelho na Eternobom, o cliente conta com dois a quatro anos de garantia e ainda com o transporte gratuito do electrodoméstico, pelo menos num raio de 30 quilómetros, caso assim pretenda.
Após um mês com as portas abertas, de segunda a sábado (9h30-19h30) e também aos domingos (14h00-19h00), o balanço de Fernando Ferreira é “muito positivo”, pois, segundo o empresário, têm sido muitas as pessoas a visitar a loja. O público comprador é bastante diversificado: tanto compram casais jovens, que estão a equipar uma casa pela primeira vez, como um casal de 80 anos que viu o seu electrodoméstico de muitos anos chegar ao fim de linha, ou mesmo grupos de jovens universitários que partilham casa e procuram opções de compra mais baratas.
O montante do investimento não foi divulgado pelo empresário, dado que, explicou, usou recursos de outras lojas.