Nova ‘casa’ responde ao crescimento da Radius

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A equipa da Radius na inauguração das novas instalações, com o presidente e o vice-presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques e Joaquim Beato

Empresa criada em 2009 nas Caldas não tem parado de se desenvolver, já dá emprego a mais de 60 pessoas e quer continuar a crescer

A Radius Business Solutions Portugal inaugurou no passado dia 3 as novas instalações na Zona Industrial das Caldas da Rainha, na antiga Secla 3. A empresa, que comercializa cartões de combustível para frotas e sistemas de localização GPS, foi criada em 2009 e não tem parado de crescer. Já emprega mais de 60 pessoas e, além da sede nas Caldas, tem um escritório em Lisboa.
A empresa nasceu como FCSI, então numa parceria entre um empresário caldense e a britânica Radius Internacional. Em 2017 e 2018 a empresa inglesa decidiu adquirir 100% do capital das suas participadas, e a FCSI passou a denominar-se Radius Business Solutions Portugal. Em 2019, juntou ao seu portfólio de produtos os sistemas de localização de viaturas que a própria desenvolve, passando a ter duas vertentes de negócio.
“É um grupo que fatura 4,6 mil milhões de libras, que está presente nos cinco continentes e, ao pensar no futuro a longo prazo, decidiu investir noutras áreas de negócios”, refere João Barciela, diretor nacional da Radius.
É nesse mesmo ano que João Barciela chega à empresa caldense. “Quando cheguei, éramos 24 pessoas, era uma empresa com resultados bastante interessantes, mas com uma maneira de trabalhar muito diferente do que tem hoje. O que fizemos foi reestruturar a empresa, compartimentar todas as atividades e as hierarquias”, conta. “À data de hoje, somos 61 colaboradores e temos uma organização perfeitamente estruturada e com resultados muito positivos”, completa.
“Continuamos a crescer a dois dígitos nos cartões de combustíveis”, aquele que se mantém como o core business da empresa, refere João Barciela. A empresa tem um cartão próprio, que permite aos clientes abastecer na segunda maior rede de postos de combustível do país, nos postos Prio, Shell e Cepsa, atualmente com 526 postos. “É uma mais-valia para qualquer empresa, seja pequena ou grande, porque tem uma cobertura geográfica bastante alargada com um cartão único”, explica.
A partir de maio, o cartão da empresa também vai permitir o carregamento de elétricos na rede Mobi-e.
Nos sistemas de localização GPS, o crescimento tem sido acima dos 30% ao ano. “No final de 2022 tínhamos quatro pessoas nas vendas, neste momento temos 17”, refere.
João Barciela explica que estes sistemas têm vantagens para as empresas. “É um produto muito procurado para otimização de custos nas empresas. Quando têm um dispositivo no carro, e têm que o saber por lei, as pessoas têm um comportamento diferente ao volante, o que leva a um menor consumo de combustível e das peças de desgaste”, diz o diretor da Radius.
Esta reorganização e crescimento da empresa, que já atingiu os 150 milhões de euros de volume de negócios, levaram à necessidade de contar com as novas instalações. “São umas instalações muito modernas, ajustadas às nossas necessidades”, salienta João Barciela.
A empresa também já tem um escritório em Lisboa e ponderou a mudança para a capital do país, mas encontrou argumentos de peso para continuar nas Caldas. “A nossa massa cinzenta está aqui, temos pessoas que têm 7, 8, 10 anos de casa e que fizeram desta empresa um sucesso, por isso ficámos”, destaca o diretor.
A razão de expandir para Lisboa deveu-se à maior oferta de mão-de-obra, pelas maiores dificuldades em recrutar na região.
Nas novas instalações, existem departamentos de vendas por telefone diferentes para os cartões de combustíveis e os sistemas de telemática. A empresa tem ainda departamentos de marketing, de pricing e análise de dados, de crédito e ainda o de gestão de clientes. A área financeira e os recursos humanos (RH) funcionam de forma centralizada em Manchester, mas também já houve necessidade de ter uma pessoa localmente para dar apoio de RH, “porque somos muitos e há sempre coisas para tratar”, refere João Barciela.
O diretor nacional da Radius afirma que a empresa dá grande atenção ao seu capital humano. O salário de entrada é 20% superior ao salário mínimo nacional, ao que se somam vários incentivos e dinâmicas de empresa. “Nós damos pequeno almoço aos colaboradores todos os dias, damos ginásio, seguro de saúde. Temos perto de nós o Clube de Padel, as pessoas podem jogar e nós assumimos a 100% o custo, o dia de aniversário é acrescido às férias, damos também condições de contratualização de cartão de combustível onde nós temos margem zero”, enumera. A empresa tem ainda um plano de carreira bem definido para os que têm melhor desempenho e também plano de melhoria para quem está com a performance abaixo da expectativa. Há ainda incentivos e competições internacionais, assim como visitas e ações a filiadas de outros países para formação e partilha. ■

João Barciela, diretor nacional da Radius em Portugal