O Parque de Campismo da Foz do Arelho e as piscinas de Salir do Porto, actualmente com contratos de concessão distintos, deverão passar a ter gestão conjunta. A Câmara das Caldas está a ultimar o caderno de encargos para que o concurso público para a concessão destes dois equipamentos turísticos possa ser aberto com a maior brevidade.
“Vai haver um novo concurso, que está em fase de ultimação do programa de procedimentos e do caderno de encargos”, disse à Gazeta das Caldas o vereador Hugo Oliveira em relação ao processo do concurso público internacional do Parque de Campismo da Foz do Arelho.
Este é um dossier prioritário para o serviço de aprovisionamento da autarquia, mas já se arrasta desde o ano passado. De resto, o município já prolongou em 2017, por duas vezes e através de ajuste directo, o direito de exploração daquele equipamento à empresa Orbitur – Intercâmbio de Turismo, SA. O primeiro contrato teve início em Maio e o segundo em Novembro do ano passado, com um valor que ronda os 1.500 euros mensais.
Entretanto, a autarquia poderá ter que fazer uma terceira cedência deste género para que o parque não encerre durante o Verão, tendo em conta que o actual contrato cessa em Maio deste ano e que o processo poderá não estar ainda concluído nessa altura.
A última renovação da concessão por ajuste directo, aprovada pelos vereadores sociais-democratas com a abstenção dos socialistas, mereceu um reparo destes últimos. “Estamos conscientes da complexidade que resulta da elaboração de um concurso público internacional, mas consideramos igualmente que houve já oportunidade e tempo adequado para colocar este concurso em execução”, pode ler-se na declaração de voto numa acta da Câmara de Setembro de 2017.
A Orbitur, que é um dos principais actores na gestão de parques de campismo no mercado nacional, tem realizado alguns melhoramentos no espaço, como foi o caso da piscina. Hugo Oliveira adianta que um dos aspectos do novo contrato é que será mais exigente a esse nível com o vencedor do concurso. “É uma oportunidade para novas melhorias no parque de campismo”, afirmou.
Outra das novidades do novo contrato de concessão do Parque de Campismo da Foz do Arelho é que passará a incluir a gestão das Piscinas de Salir do Porto, que actualmente têm um contrato autónomo.
Este equipamento está também concessionado à Orbitur, desde a sua abertura em Agosto de 2009, por um valor fixado na altura em cerca de 1.200 euros anuais actualizáveis à taxa de inflação. A Orbitur acabou por subconcessionar a exploração das piscinas em 2015 à empresa Mendes Barqueiro – Actividades Hoteleiras, Unipessoal, Lda, que tem sede em Valado dos Frades.