A Rotompt, Lda. adquiriu à Nazaré Qualifica dois lotes na ALE Valado dos Frades, com uma área total superior a 12 mil metros quadrados para aí instalar as suas novas instalações, que servirão para produção, armazenamento e passarão igualmente a constituir a sede da empresa em Portugal.
No processo, a empresa que actualmente tem a sede na Cova das Faias (Leiria), estima investir “pelo menos dois milhões de euros”, disse à Gazeta das Caldas o gerente da empresa, Miguel Correia. Este montante inclui a aquisição dos terrenos, a construção das instalações e o seu equipamento.
A empresa tem já garantido o montante a investir e que provém a 100% de capitais próprios.
Miguel Correia explica que, com o crescimento actual, “a empresa estava com problemas sérios de falta de espaço”, pelo que necessitava de duplicar a capacidade instalada que tinha em Leiria. “A solução do grupo foi investir num espaço próprio e construir de raiz, ao invés de continuar a alugar”, acrescentou.
A escolha recaiu na ALE Valado dos Frades por se tratar de uma zona industrial nova e “com imenso potencial”, refere o gerente da Rotom Portugal. A proximidade com o nó da A8, que permite dar resposta aos fluxos logísticos, a maioria com origem a sul e com destino ao norte do país, e o preço atrativo do metro quadrado foram também “cruciais para a decisão final”, acrescentou.
No Valado dos Frades, a Rotom Portugal vai instalar uma unidade de produção e reparação de paletes de madeira e de tratamento térmico de madeira. Será também criada uma unidade de armazenagem de produtos para a logística e armazenamento em plástico e metal, para venda e aluguer.
Actualmente com 14 colaboradores, as novas instalações vão permitir à Rotom Portugal criar pelo menos mais cinco postos de trabalho. No entanto, o crescimento previsto para os próximos cinco anos poderá abrir mais 15 vagas.
A Rotom Portugal opera em exclusivo no mercado nacional, com clientes nos sectores metalúrgico, distribuição e logística, alimentar, farmacêutico, dos plásticos, entre outros.
A empresa integra o Grupo Rotom, de origem europeia, e é detida por capitais estrangeiros. O grupo está no mercado há mais de 35 anos, tem presença em nove países e é líder na Europa na venda e aluguer de produtos para a logística e armazenamento. A Rotom Portugal foi criada em 2008 e tem crescido de forma sustentada desde a sua criação. No ano passado teve um volume de negócios na ordem dos três milhões de euros, valor que espera duplicar no prazo de cinco anos.