- publicidade -

A Rua Inácio Perdigão, na Zona Industrial das Caldas da Rainha, onde ficavam as antigas instalações da Condaço, foi até há pouco tempo uma zona com ar abandonado, até mesmo degradado. A aquisição daquele lote pelo Grupo Transwhite – que integra a Transwhite e a Logiqueen –, para expandir as suas instalações, veio dar um novo ar àquela zona. Entretanto, a empresa de camionagem caldense continua a crescer na sua operação, tendo atingido os 240 colaboradores e uma frota de 85 camiões.

O projecto inicial da Transwhite contemplava apenas um lote de dois hectares de uns antigos armazéns que tinham sido transformados num kartódromo. Nesse espaço a transportadora caldense construiu os seus armazéns, dotados de cais de cargas e descargas, os escritórios, uma oficina e um posto de lavagem automática para os camiões. Parte da área é ainda destinada ao parqueamento dos camiões.
Já depois de finalizada esta obra, o terreno contíguo, as antigas instalações da Condaço e depois da Anglometal, ficou disponível para aquisição e a Transwhite decidiu adquiri-lo também, juntando mais 4 hectares aos seus activos. Os antigos edifícios, que estavam abandonados, foram demolidos para estender a área de parqueamento para os camiões. No total do projecto, a empresa caldense investiu na Zona Industrial cerca de 2,5 milhões de euros.
No entanto, Manuela Sábio, gerente da empresa, adiantou à Gazeta das Caldas que tem planos para aquele espaço, que podem passar pela construção de uma nova oficina.
A estética é um aspecto muito valorizado pela Transwhite. Por exemplo, todos os seus camiões são brancos e têm algum tipo de embelezamento. Por isso, também as novas instalações foram objecto de um especial cuidado no que diz respeito à apresentação. A fachada do edifício dos escritórios não deixará quem ali passa indiferente pela modernidade das formas e pelos logótipos de grandes dimensões e cores vivas. A decoração dos interiores também ajuda a perceber o cuidado com o conforto e a organização.
Trabalhar com clientes holandeses, que dão muita importância a estes aspectos, contagiou a empresa caldense. “É algo de muito importante e acho que as empresas portuguesas deviam seguir mais esse exemplo”, defende Manuela Sábio.
Do outro lado da rua, a implementação da unidade fabril Martin Caldeiras ajudou a contribuir para o embelezamento de uma zona que até há bem pouco tempo estava degradada e com aspecto abandonado. Manuel Sábio acredita que estas obras acabam por valorizar a zona e acrescenta que uma rua com instalações cuidadas “fica valorizada e torna-se mais atractiva para os empresários que queiram investir”.

ANO DE CRESCIMENTO

- publicidade -

Foi a meio de 2016 que a Transwhite e a Logiqueen se mudaram para as novas instalações. Essa mudança foi cheia de simbolismo, feita a 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades.
Essa operação marcou o ano da empresa. Manuela Sábio refere que a nova infra-estrutura “permite rentabilizar mais o trabalho”, em termos operacionais graças aos cais de cargas e descargas, e outra parte porque com mais espaço de escritório foi possível reforçar a organização e a logística.
De resto, o reforço da equipa administrativa deu um importante contributo para o aumento do número de colaboradores para 240, mais 80 postos de trabalho que há um ano e meio, quando Gazeta das Caldas noticiou o projecto da empresa. A frota de camiões aumentou de 60 para 85 em igual período.
Este é um crescimento programado e de acordo com o crescimento dos próprios clientes. “Falamos com os nossos clientes em relação às explorações, se eles estiverem a crescer nós crescemos com eles”, refere Manuela Sábio.
As novas viaturas visam preparar já a próxima campanha, que se inicia em Fevereiro e Março com as explorações de alfazema, com destino sobretudo para a Holanda. As campanhas de flores e de fruta garantem um volume forte de trabalho que ultrapassa o mês de Julho.
A gerente da empresa acrescenta que houve também crescimento ao nível do volume de negócios. Ainda sem as contas de 2016 fechadas, havia já garantia de uma faturação conjunta da Transwhite e da Logiqueen acima dos 16 milhões de euros.

- publicidade -