Abriu na semana passada o Café Gaia, na Rua Heróis da Grande Guerra, por cima do Pingo Doce. Trata-se da primeira aposta empresarial de Severin Viennot e Paola Rodríguez, um casal franco-colombiano que escolheu as Caldas para viver.
Trata-se de um café e restaurante onde se pode encontrar produtos naturais feitos por fornecedores locais. “Não temos refrigerantes com muitos açúcares”, diz Severin Viennot, que sublinha que os sumos são mesmo naturais.
O conceito é mesmo o natural e o orgânico, daí que toda a decoração tenha sido feita pelo casal, aproveitando materiais reciclados que assim ganharam nova vida. As obras no estabelecimento, que já tinha sido restaurante, demoraram três meses e foram todas feitas pelos agora empresários.
Na ementa há crepes franceses salgados, tapas, tostas, saladas, crepes doces e iogurtes gregos. Produtos colombianos, como o famoso café ou a panela orgânica (açúcar não refinado), também serão promovidos neste estabelecimento.
No exterior, no terraço, existem vasos com plantas aromáticas, verduras e até fruta. Na esplanada pode ser apreciada uma exposição de fotografias que mostra o processo de obras do café.
A abertura deste espaço possibilitou a criação de dois postos de trabalho (os próprios), mas na Primavera e Verão os proprietários querem abrir à noite, como bar, admitindo aí contratar mais funcionários.
O casal investiu 10 mil euros, suportados por capitais próprios e financiamento bancário. “Foi menos que num café normal porque fizemos as obras todas, mas por outro lado foi mais difícil porque queremos independência e não temos patrocínios de marcas de café, cerveja ou refrigerantes”, contaram.
Severin disse à Gazeta das Caldas que durante um ano viajaram pela costa portuguesa e que assentaram na cidade porque é um “local muito tranquilo, com sol e calor, perto da praia e de Lisboa, com um parque lindo e pessoas simpáticas”.
Paola complementa: “Caldas é uma mistura entre uma cidade e um povoado pequeno, com uma história incrível ligada às termas, muita cultura, muitos jovens e cerâmica. Tem qualidade de vida”.
Além disso, as Caldas tem uma Praça da Fruta que a empresária adora. “Lembra-me a Colômbia”, contou.
Este estabelecimento irá receber no final deste mês uma exposição de objectos artísticos feitos através de plástico e outros resíduos recolhidos do mar (Associação Mar Meu de Peniche). “É um espaço aberto para exposições”, realçou Severin.
O Café Gaia situa-se na Rua Heróis da Grande Guerra, nº103, loja 5 e está aberto de segunda-feira a sábado entre as 10h00 e as 18h00.