Presidente do Conselho Nacional de Educação ministrou uma aula acerca das teorias modernas da educação.
O CCC recebeu mais de duas centenas de professores, diretores de agrupamentos escolares e instituições de ensino e autarcas do concelho das Caldas na Cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2022/2023, que decorreu na passada segunda-feira, dia 3 de outubro.
O evento, organizado pela Câmara, pretendia “proporcionar uma oportunidade dos vários estabelecimentos de ensino estarem em presença uns dos outros” para se conhecerem e mais facilmente poderem “colaborar ao longo do ano letivo”, além de “homenagear os docentes e não docentes, aposentados nos dois anos letivos anteriores, como forma de reconhecimento do contributo desempenhado em prol das suas funções, no contexto educativo do concelho”, sublinhou a vereadora da Educação, Conceição Henriques.
O presidente da Câmara das Caldas abriu a sessão solene com um discurso em que relevou a função dos diversos profissionais de educação, e reafirmou a “prioridade absoluta” concedida à educação na “definição e execução das políticas públicas”. Vítor Marques expressou vontade de colaborar com as escolas do concelho, à semelhança do trabalho já realizado no passado ano letivo, através do apoio na “construção de um parque escolar melhor”, na “dotação das escolas com os equipamentos necessários a uma oferta escolar de qualidade, de sucesso e de bem-estar profissional” e na “capacitação de atores educativos”.
Às famílias, o chefe do executivo municipal prometeu continuar a ajudar na “aquisição de livros e material escolar para os alunos do 1º ciclo”, disponibilizar “transportes escolares”, atribuir “subsídio escolar” e “bolsas de estudo para estudantes que frequentam o ensino superior”, entre outros “apoios aos alunos dos restantes ciclos de escolaridade”.
Na cerimónia marcou presença o presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, que apresentou as ideias-chave de teorias modernas da educação (de há cerca de 50 anos até à atualidade), nomeadamente no que toca aos pilares do currículo, pedagogia e avaliação, aplicando-as ainda aos “desafios” da atualidade na educação, num mundo marcado pela “imprevisibilidade” do “dia de manhã”, em que os professores assumem um papel ainda mais “imprescindível”.
O investigador apelou à democratização do ensino e a reformas em algumas tradições pedagógicas, no sentido de continuar a caminhar para um ensino em que seja promovida uma “relação pedagógica de proximidade” entre professor e aluno, em que a avaliação seja encarada não como “classificação”, mas como modo de aferição das aprendizagens já adquiridas e das que ainda estão em falta, num processo colaborativo entre professor e aluno, que, argumenta, está provado ser promulgador de um maior sucesso escolar.
Domingos Fernandes defendeu, ainda, que, na sala de aula, pode haver espaço para a “intuição” e para a “criatividade”, bem como para o debate de assuntos da “vida” e que, não estando diretamente relacionados com a matéria, contribuem para o “bem-estar” de professores e alunos, estimulando o processo de aprendizagem.
Após um interlúdio musical proporcionado por Júlia Valentim e Fernando Lopes, foi a vez dos diretores dos diversos agrupamentos escolares e instituições de ensino do concelho usarem da palavra. Todos se mostraram muito entusiasmados com o novo ano letivo, prometeram continuar a lutar por um ensino de qualidade e demonstraram abertura e vontade para abraçar iniciativas em conjunto com a comunidade local e educativa do concelho.
Na iniciativa estiveram representados os Agrupamentos de Escolas D. João II, Rafael Bordalo Pinheiro, Raul Proença, Colégio Frei São Cristóvão, Colégio Rainha D. Leonor, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, a Escola Técnica e Empresarial do Oeste, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola de Sargentos do Exército (ESE).
A vereadora da Educação, Conceição Henriques, procedeu ao encerramento da sessão, apresentando o plano de ação da sua vereação para o presente ano letivo, com cinco eixos de ação no sentido da “melhoria contínua da educação do concelho”. Informou também que a Unidade de Educação de Caldas da Rainha será reforçada em número, com a contratação de “novos profissionais na área da psicologia clínica, da ação social e do acompanhamento da qualidade dos serviços, designadamente no que se refere às cantinas escolares”, e que a crise económica não demoverá os esforços da autarquia para apoiar os diversos intervenientes no processo educativo.