EHTO assinala 14º aniversário em almoço dedicado à Maçã de Alcobaça

0
368
Daniel Pinto, diretor da EHTO, agradeceu o esforço dos alunos e as parcerias | Joaquim Paulo

Escola fundada a 14 de novembro de 2006 festejou data no dia em que deu início à 1ª edição do curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que conta com 30 alunos e vai funcionar em regime b-learning

Foi com um almoço dedicado à Maçã de Alcobaça, na passada quinta-feira, que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou o 14º aniversário da instituição. Curiosamente, no mesmo dia em que arrancou a 1ª edição do curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar. Para o diretor da escola tratou-se, por isso, de um dia carregado de simbolismo.
“A EHTO faz parte desta construção coletiva do turismo e das profissões ligadas ao setor e os números provam-no, pois nesta década e meia já formámos mais de mil alunos em várias áreas”, frisou Daniel Pinto, valorizando o facto de a escola ser a primeira do Turismo de Portugal a desenvolver uma formação dedicada ao spa e à saúde e bem-estar.
O curso abriu com uma aula online e terá um formato b-learning, com aulas presenciais e online para 30 alunos, a maior parte dos quais da região, mas também de outros pontos do país.

Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça reúne 22 associados, que apostam na inovação alimentar

“Acreditamos que a ciência vai ultrapassar estas dificuldades causadas pela pandemia e que, por isso, nesta fase as empresas devem apostar na formação, para que a retoma do turismo decorra da melhor maneira possível”, frisou o diretor de uma escola que, no ano letivo 2020/21, conta com 40 formadores e 230 alunos.
Antes do repasto, e dada a impossibilidade de realização da habitual cerimónia de entrega dos diplomas, os alunos do quadro de mérito viram reconhecido o esforço com a afixação de placas à entrada do polo das Caldas da EHTO.
Seguiu-se a quarta sessão do ciclo “Sustentabilidade à Mesa”, com a Maçã de Alcobaça a ter direito a destaque pelos finalistas dos cursos de “Cozinha/Pastelaria” e “Restaurante/Bar”.
A refeição consistiu numa entrada com um croquete de alheira maçã e creme de abóbora, prosseguiu com um prato de peixe com raia em caldeirada, maçã, funcho, espargos e bimis e um prato de carne com uma codorniz recheada com maçã, morcela e especiarias com puré de ervilhase ovo de codorniz. O almoço culminou com uma sobremesa de tarte de maçã em texturas, que antecedeu o corte do bolo de aniversário.
Susana Costa, representante da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, elogiou o aproveitamento feito pelos alunos no almoço pedagógico, notando que a aposta na inovação é uma das prioridades da associação que gere aquela Indicação Geográfica Protegida e que reúne 22 associados.
“Estas parcerias criam valor aos parceiros e ao setor. Vemos estas iniciativas sempre com grande entusiasmo”, explicou a dirigente, salientando que várias empresas da região “têm vindo a investir na inovação”, com projetos que visam um “aproveitamento de produto” e a valorização da Maçã de Alcobaça.

O prato de carne consistiu numa codorniz recheada, com maçã, morcela e especiarias | Joaquim Paulo
A sobremesa recaiu numa tarte de maçã | Joaquim Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

Não podia faltar o bolo de aniversário da escola | Joaquim Paulo