O 16º aniversário da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi comemorado na segunda-feira com atividades na Escola… de Sargentos do Exército.
Atividades de ginástica militar que serviram para fomentar o espírito de grupo e o trabalho em equipa foram a forma escolhida pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para celebrar o seu 16º aniversário. E nem alguns docentes e o diretor da escola faltaram aos exercícios.
As celebrações iniciaram-se na manhã de segunda-feira, dia 14 de novembro, no auditório da Escola de Sargentos do Exército, com uma sessão solene e de entrega dos diplomas e prémios de méritos académicos aos estudantes que se destacaram com médias acima de 17 valores, sem notas abaixo de 14 e sem faltas injustificadas.
O diretor da EHTO, Daniel Pinto, lembrou a primeira aula, do curso de Turismo, com o professor Nuno Nogueira, às 9 horas do dia 14 de novembro de 2006, nas instalações da escola em Óbidos.
Daí para cá saíram da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste mais de 1500 alunos certificados. Atualmente, estudam naquele estabelecimento 240 alunos, entre a formação inicial e a contínua.
Daniel Pinto destacou também as melhorias que se começam a sentir no setor, com aumento da procura, após o forte abalo causado pela pandemia.
Dezasseis anos depois da fundação, a escola tem sido um exemplo de dinâmica, com a criação de cursos únicos a nível nacional, como são exemplo os de Turismo Literário e de Turismo de Saúde e Bem-Estar, mas também o de Escanção, Enologia e Serviço de Vinhos. Atualmente está a ser desenvolvido o curso de Guias Intérpretes Regionais, que arrancará no final do mês com um total de 25 formandos.
Segundo Daniel Pinto, a aposta seguinte será no turismo desportivo e de natureza. Uma aposta elogiada pela vereadora da Câmara de Óbidos, Margarida Reis.
Já Conceição Henriques, vereadora da Câmara das Caldas, salientou o privilégio que é para as Caldas ter a EHTO, pela sua dinâmica.