Iniciativa que envolve todo o agrupamento, teve este ano mais interdisciplinaridade
Descobrir qual a sala para trabalhar com um computador, juntar duas cores para dar uma terceira, fazer uma sopa de letras na biblioteca, passar pela biblioteca verde… estes eram apenas alguns dos 20 pontos de passagem do peddy paper, que decorreu durante toda a manhã de sexta-feira, na Escola Secundária Josefa de Óbidos. A atividade, dinamizada pelo grupo de Informática, foi uma das muitas que decorreram no âmbito da Semana da Josefa 2024.
O peddy paper, que se realizou este ano pela primeira vez, superou todas as expetativas ao juntar 40 equipas, fazia lembrar um monopólio, com a passagem por diversos locais, alguns deles com desafios técnicos. Para encontrar as questões tinham um QR code e, no final, a equipa vencedora recebeu um prémio surpresa. Um desafio que correu tão bem que os docentes de Informática querem repetir durante o ano letivo.
No auditório decorria a Batalha da Poesia, num átrio funcionava uma oficina de cerâmica grega, havia ateliers de ciência e laboratórios abertos. Para além disso, durante a semana houve jogos, workshops, visitas de estudo, cinema, debates, apresentações de livros, exposições e até uma atividade de reciclagem de roupa e fomento da economia circular. Também houve representantes da comunidade que foram à escola, como foi o caso da delegada de saúde e do veterinário municipal, de uma pedopsiquiatra, do Instituto de Socorros a Náufragos, dos Bombeiros de Óbidos e da Academia de Música de Óbidos.
A Semana da Josefa, que envolve perto de 1500 alunos e professores, decorreu maioritariamente na escola sede mas também nos três complexos escolares, onde foram dinamizadas algumas iniciativas. “Uma das particularidades desta edição é que a escola Josefa de Óbidos esteve aberta à comunidade durante a semana inteira. Os jardins de infância tiveram um dia aberto, porque também vieram à escola sede participar nas atividades”, explicou o diretor do agrupamento, José Santos.
Um desses casos foi o de um casal que acompanhou o filho, do segundo ano de escolaridade, que quis participar nos laboratórios de Física e Química, que funcionou durante a semana na Escola Secundária Josefa de Óbidos.
Um maior envolvimento dos alunos em participar, mas também na dinamização das atividades, foi notado pela direção. Por exemplo o debate sobre os direitos humanos foi dinamizado por alunos do secundário para os seus colegas mais novos, tal como aconteceu com os laboratórios abertos, que receberam inclusive estudantes do primeiro ciclo e jardim de infância, dando-lhes a conhecer a escola Josefa de Óbidos, explicou a sub-diretora do agrupamento, Teresa Mendes. “Apesar de estarmos afastados geograficamente e o concelho ser extenso, temos só um agrupamento e conseguimos fazer atividades que englobem todos e de forma concertada”, concretizou José Santos. ■