EHTO entregou 160 diplomas e Centro Qualifica/Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro entregou 71
A semana passada foi de entrega de diplomas na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
A EHTO entregou, no dia 22 de março, diplomas a 160 alunos finalistas distribuídos por dez turmas: Técnico de Cozinha e Pastelaria (2021/22) (curso profissional de nível 4, com equivalência ao 12.º ano), sete turmas de cursos de especialização tecnológica – nível 5, que são Gestão e Produção de Pastelaria (2020/21 e 2021/22), Gestão e Produção de Cozinha (2020/21 e 2021/22), Gestão de Restauração e Bebidas (2021/22) e Gestão de Turismo (2020/21 e 2021/22), e ainda as duas turmas dos cursos de formação executiva de Padaria Avançada (7.ª edição) e de Escanção – Enologia e Serviço de Vinhos (3.ª edição).
Já os diplomas relativos ao curso de Turismo de Saúde e Bem-estar foram entregues em cerimónia prévia no Hospital Termal e os do Turismo Literário serão num Jantar Literário a 21 de abril, em Óbidos, sendo que o Técnico de Restaurante/Bar não teve alunos finalistas.
Esta cerimónia, que habitualmente decorre no final do ano civil, quando se celebra o aniversário da escola (a 14 de novembro), foi adiada devido a “dificuldades administrativas”, explicou o diretor da EHTO, Daniel Pinto.
Aquando da entrega do diploma, Daniel Pinto não deixou de mencionar os feitos dos alunos que se distinguiram ao longo do ano letivo, como a recém-formada em GPP, Vânia Marques, que conquistou o primeiro lugar do concurso “Chocolate Rising Star 2023” do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, e que dividiu o pódio com outra aluna da EHTO. Também Anny Santos, de GPP, se destacou por ter obtido a melhor classificação no exame DELF Scolaire de 2022 a nível nacional, no âmbito da parceria da EHTO com a Alliance Française das Caldas da Rainha.
Já na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em parceria com o Centro Qualifica, teve lugar, a 24 de março, a cerimónia de entrega dos diplomas relativos às turmas de 2020, 2021 e 2022 (após impossibilidade de realização da cerimónia nos dois primeiros anos) dos cursos de RVCC Escolar (níveis B3 e Secundário), que perfez 35 diplomas, num total de 77 certificados, e RVCC Profissional (Proteção Civil e Bombeiro), que totalizou 36 diplomas em 60 certificados. Entre as diversas intervenções, houve espaço para testemunhos de candidatos certificados que salientaram a importância da formação ao longo da vida. ■