Semana Raul Proença voltou a animar a escola

0
380
Amílcar Coelho esteve à conversa com os alunos do 9.º ano de escolaridade, a 29 de março, sobre a sua participação no movimento do 25 de Abril

Iniciativa de final de 2.º período promoveu aprendizagens diferentes e momentos lúdicos

A Escola Secundária Raul Proença acolheu, entre os dias 27 e 29 de março, a Semana homónima, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores, alunos ou entidades externas. Durante a quinta e sexta-feiras, realizou-se, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento, o “Juntos Conseguimos… Dias Diferentes!”, em que os alunos saíram do recinto escolar para ir fazer surf ao Baleal, canoagem a S. Martinho do Porto ou caminhadas até à Foz do Arelho, entre outras atividades organizadas pelos diretores de turma.
A semana começou com uma atividade inédita, dinamizada pela Oeste International Community Volunteers (OICV), que consistiu num conjunto de workshops intitulados “International Youth Day – Road to Success”, destinados a todas as turmas do 12.º ano, por sua vez, divididas por seis salas do Bloco B. Na atividade os membros da comunidade internacional explicaram como se pode viver, estudar e trabalhar em multinacionais, na área da saúde, da hospitalidade ou num negócio próprio, no estrangeiro, e, no final, prepararam um almoço diferente.
Simultaneamente, estiveram a decorrer conferências na Biblioteca Escolar, como sejam a proferida pela artista e designer Eneida Tavares, ou a que esteve a cargo de Paulo Sellmayer, diretor criativo da Vicara, um atelier de cerâmica caldense. No âmbito das artes, é ainda de assinalar a inauguração da exposição “Bichos do Bordalo” no Museu da Cerâmica.
As ciências também estiveram representadas, destacando-se as atividades laboratoriais coordenadas pelos alunos das turmas de Ciências e Tecnologias do 12.º ano e destinadas aos alunos do 1.º ciclo. No desporto, os torneios atraíram uma massa estudantil.
No âmbito da disciplina de Projeto Artístico, os alunos do 9.º ano receberam o escritor e filósofo alcobacense Amílcar Coelho, que lhes falou da sua experiência enquanto “rapaz do tanque” da coluna de Salgueiro Maia durante o 25 de Abril. Os alunos têm vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos alusivos à temática, tal como a reunir documentos em fotografia e vídeo, e durante a Semana Raul Proença apresentaram a exposição “50X25/04”, instalada entre os Blocos A e B, e composta por pedras dispostas em espiral, cada uma com uma palavra sobre o evento, que comemora 50 anos em 2024, âmbito em que se insere o desafio da Assembleia da República dirigido às escolas, explicou o professor Jaime Neto.
A escola recebeu ainda professores da República Checa e de Valência, Espanha, que estiveram a fazer “job shadowing”, acompanhando os professores da escola na execução das atividades e nas aulas.
“Eu acho que o balanço foi muito positivo, correu muito bem, os professores estrangeiros que estiveram cá connosco acharam um máximo, não conheciam este tipo de dinâmica”, concluiu o diretor do AERP, João Silva. ■

A atividade Raulinho, que envolve os diversos grupos disciplinares, é um dos ex-líbris desta semana
A Oeste International Community Volunteers (OICV) proporcionou um almoço chinês a mais de 200 alunos e professores, depois de falar com 180 alunos sobre como estudar e trabalhar no estrangeiro