A importância da formação profissional vista pelas empresas

0
1229

1. Que importância tem a Formação Profissional no desenvolvimento organizacional da vossa organização?

2. Como reagem os vossos colaboradores à ideia de fazer formação? Como os incentivam e que condições lhes são facilitadas?

3. Qual o impacto que tem existido, no desempenho dos vossos colaboradores, após terem recebido formação?

4. Concorda com a Formação ao Longo da Vida, para a generalidade dos trabalhadores?

 

Gazeta das CaldasJosé Vale – Restaurante Maratona

1. A formação é essencial e obrigatória, não só a nível legal mas também ao nivel organizacional. Numa área de negócio como a da restauração e bebidas, cujo tecido empresarial se trata maioritariamente de micro empresas num tipo de operação “do it yourself”, muitas delas com hábitos herdados do antigamente, é cada vez mais imperativo que saibamos aprender a pedir ajudar para profissionalizar e corrigir o modo de operação.

2. Não é fácil conciliar disponibilidades, independentemente da escala da estrutura, de forma a se conseguir garantir essa oportunidade de forma equitativa. Dependendo da real utilidade da proposta apresentada poderá ser recebida como fator extra de motivação ou como obrigação. No nosso exemplo especifico sentimos que o futuro passa por focar essa formação externa ao nível da direção e chefes de equipa, que por sua vez nos irão ajudar a criar manuais de acolhimento e de procedimentos internos e a mentorizar a chegada de novos elementos à equipa, com excepção de informação de caracter mais técnico ou cientifico.

3. Dependendo da real utilidade poderá ter resultados transformadores ou simplesmente nulos.

4. Claro, se se tratar de informação personalizada e ajustada às reais necessidades da estrutura.

 

Gazeta das CaldasMargarida Bonito – Schaeffler Portugal, Unipessoal, Lda.

1. A Formação Profissional na nossa organização tem um papel fundamental e decisivo. Desenvolver pessoal e profissionalmente os n/ colaboradores, actualizando-os no saber-saber e saber-fazer, permite uma maior confiança na execução das rotinas diárias de trabalho, garantindo qualidade, prepara-os para os novos desafios e melhora e aumenta a sua capacidade de resposta.
O desenvolvimento organizacional acontece com esta melhoria: aumentamos a nossa capacidade de resposta e capacidade de satisfazer o nosso Cliente na quantidade que pretende, com qualidade de excelência e cumprimento de prazos.
A formação é da maior importância, não apenas para a Schaeffler Portugal, mas também para o Grupo Schaeffler a nível global.
Por esse motivo, o Grupo incluiu a formação nas suas 20 iniciativas estratégicas incluídas na Agenda 4 Plus ONE. Ser qualificado não apenas para hoje, mas também para amanhã, é o que a empresa tem vindo a trabalhar há anos. Por este motivo, o Grupo Schaeffler denominou a sua iniciativa de “Qualificação para o amanhã”. Só assim podemos estar preparados para as tendências futuras e as exigências do mercado e manter e até aumentar os padrões atuais de mercado, tanto no nível de produtos e serviços quanto nos processos.

2. Não sendo todos receptivos à Formação, a maioria dos nossos colaboradores vê a FP como uma mais-valia para melhorar e reforçar as suas competências e saber.
Individualmente procuramos essa formação por iniciativa própria e a Schaeffler Portugal tem a preocupação anual de promover e fixar um Plano de Formação para os vários Departamentos, alinhado com a estratégia da organização, as necessidades do Departamento e as expectativas individuais dos colaboradores desse Departamento. Considerar as expectativas do colaborador é uma forma de incentivo, o próprio compreende, aceita e identifica essa necessidade para poder evoluir profissionalmente e estar actualizado face aos novos desafios. Facilitamos, trazendo a formação para o nosso espaço e criando as condições necessárias. Estamos sempre disponíveis para flexibilizar o que for necessário para que a formação aconteça.

3. O impacto tem sido sempre positivo. A Formação Profissional quando é alinhada com as reais necessidades (organização/individuo) vai colmatar as fragilidades existentes, melhorar a capacidade de resposta, assegurar as competências e preparar os nossos colaboradores para o futuro.
Na Schaeffler esse é o mote: alinhamento e compromisso.

4. Concordo absolutamente.
A vida, no aspecto profissional e pessoal é uma constante aprendizagem… aprendemos com os erros, aprendemos com o que vemos e aprendemos com os outros…
A organização que permita uma aprendizagem constante e contínua, não só desenvolve o seu colaborador no crescimento como cresce com ele. Ao crescer, o colaborador revela o seu talento. Reconhecendo esse talento e cuidando desse talento, estamos a assumir um compromisso de crescimento conjunto e ao mesmo tempo a fidelizar o colaborador.
Ser Organização é isso mesmo, um crescimento conjunto e contínuo.

 

ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA PELA DGERT