
O desemprego continuou a descer no mês de Setembro na região Oeste Norte. A tendência nos últimos anos tem sido de subida do número de desempregados nesse mês, coincidente com o abrandamento do trabalho sazonal no turismo e na agricultura. Mas este ano, no final de Setembro estavam inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte 4.727 pessoas, menos 1.248 que em Setembro de 2016.
A tendência que se tem verificado no mercado de emprego da região é que o número de desempregados sobe em Setembro, corrigindo descidas pronunciadas nos meses anteriores, devido ao trabalho sazonal. Nos últimos 13 anos, apenas em quatro ocasiões tinha havido uma descida do número de inscritos no centro de emprego no conjunto dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Peniche, Bombarral e Cadaval.
Este ano o número de desempregados caiu em Setembro 3,4% em relação a Agosto. E nos quatro anos em que também se verificou descida, apenas em 2013, no auge do desemprego, a variação foi maior: 3,6%.
No que aos concelhos diz respeito, Peniche foi o único onde o número de desempregados aumentou de Agosto para Setembro, numa proporção de 12,6%. E na Nazaré o número manteve-se inalterado. Em todos os restantes houve descidas superiores aos 5%.
Face a Setembro de 2016, o recuo do desemprego no conjunto dos seis concelhos foi de 20,9%. Em todos os municípios o valor homólogo desceu. As maiores variações aconteceram no Cadaval (38,4%) e em Óbidos (30,6%). Os municípios em que o recuo foi menos pronunciado foram Alcobaça (14,7%) e Peniche (7,4%).
Em relação ao acumulado em 2017, no Oeste o mercado do emprego melhorou 26,4%. A Nazaré (38,4%), lidera nesta vertente, seguido de Óbidos (32,3%) e Peniche (30%). Alcobaça é o concelho com menor descida do desemprego acumulado desde o início do ano (17,9%), os restantes rondam os 26%.
Quanto à caracterização do desemprego, a maior parte dos inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte estão nessa situação há mais de um ano (1934), mas este valor desceu 10% em relação ao início do ano. O número de inscritos há menos de um ano diminui 32,3%.
Os dados divulgados pelo IEFP também referem que na região não se confirma o cenário a nível nacional de que o desemprego jovem está a aumentar. Da faixa etária até aos 25 anos estavam à procura de emprego 596 pessoas no final de Setembro, menos 28,5% do que no início do ano. Recuos idênticos foram sentidos nas faixas dos 25 aos 34 e dos 35 aos 54 anos. Esta última continua a ser a mais significativa, com 2.056 desempregados, 43,5% do total. Na faixa etária superior a 55 anos o número de desempregados decresceu 17,1%.
J.R.