Como havíamos prometido há duas semanas atrás, vamos hoje apresentar os restantes 6 atributos que devem fazer parte de qualquer equipa de alto desempenho de acordo com o Conselho de Coaches da Forbes. Para quem não se recorda, os primeiros 7 atributos eram: Reconhecer pontos fortes individuais; Foco no objetivo; Alinhamento; Feedback aberto; Honestidade; Manter as promessas; Interesse pela aprendizagem.
Seguem-se os 6 restantes atributos:
Comunicar, comunicar, comunicar
A confiança é a base de qualquer boa relação e acontece através da comunicação. Tornar-se um partilhador da informação com transparência e sem receio da vulnerabilidade. Reduzir os medos comuns que existem. Cada membro da equipa precisa de entender a sua parte dentro do todo para saber porque faz o que faz. Este entendimento capacita-os a tomarem posse e colaborarem mais efetivamente dentro da equipa.
Segurança Psicológica
Criar um ambiente onde todos são capazes de falar sem receio de constrangimentos ou rejeições. O líder tem que confiar em si mesmo para ser capaz de criar essa atmosfera de confiança, energia para o sucesso e vulnerabilidade. Quando assim não é, há muitas boas ideias que se perdem.
Compromisso
O compromisso de cada membro da equipa é fundamental – para si e para a organização. Os líderes podem promover o compromisso garantindo que todos compreendam a importância do seu papel na equipa e como suas forças específicas e habilidades contribuem para o sucesso da organização. Não se trata apenas de impacto individual; É também sobre como cada membro da equipa cria um impacto positivo dentro do grupo.
Colaboração
Equipas de alto desempenho constroem-se sobre os pilares de uma colaboração bem-sucedida. Quando os membros se complementam e se desenvolvem uns aos outros através de habilidades únicas reunidas em colaboração, o sucesso é garantido.
Confiança
Cada equipa de alto desempenho é construída sobre uma base de confiança. Quando você sabe que os seus membros da equipa são competentes, confiáveis e têm os seus melhores interesses em mente, então você pode gastar menos tempo a preocupar-se como as coisas serão feitas. Sobra tempo para estarem juntos. Os líderes podem fomentar uma cultura de confiança, recompensando os comportamentos que constroem a confiança e incentivando os membros da equipa a liderar pelo exemplo.
Respeito
As equipas funcionam melhor quando há respeito mútuo. Deve ser promovida a designação de especialistas em determinada matéria na medida em que estes são reconhecidas mais-valias para a equipa. Deve ser cultivada uma cultura onde os membros da equipa podem confiar no especialista (em determinado assunto) e apreciar o seu valor acrescentado para o esforço da equipa.
Mara Castro Correia
maracastrocorreia@gmail.com
