Semana Raul Proença fomenta a união e mostra o que a escola faz

0
1318
Alunos da Academia de Música de Óbidos deram um concerto no átrio do Bloco B
- publicidade -

Os alunos em aula no bloco B da Escola Secundária Raul Proença não tiveram toque das 10h00 para sair, na manhã de 2 de abril. Foram antes surpreendidos  com um pequeno concerto pelos alunos da Academia de Música de Óbidos no átrio do edifício. Esta foi apenas uma das muitas atividades que decorreram naquela escola, no âmbito da Semana Raul Proença, que se realizou entre os dias 31 de março e 2 de abril.

Tendo por mote uma “maré cheia de uma ideia”, o tema cultural da escola este ano letivo, foram muitos os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos e que podiam ser apreciados nas salas de artes. Os laboratórios abertos são sempre uma atração, com a dinamização de várias experiências e, pela escola, decorrem vários desportos, entre eles a taça do desporto escolar. Houve palestras, jogos tradicionais, concursos, cinema, espetáculos, conversas, exposições e o Raulinho 2025, um peddy-paper para todos os alunos, que envolve as várias áreas de conhecimento. Também os professores e funcionários fizeram um rally paper pela Foz do Arelho.

Algumas das experiências dos Laboratórios Abertos

“O objetivo da Semana Raul Proença é fomentar a união e é, no fundo, mostrar aos alunos e comunidade aquilo que nós fazemos”, explica o diretor do agrupamento, João Silva, acrescentando que a escola é muito mais do que dar matéria e fazer avaliações, há toda uma “dimensão cultural e científica”. De acordo com o responsável, nestas semanas culturais, conseguem trabalhar a articulação entre diferentes conhecimentos.

- publicidade -

João Silva destaca a mobilização dos alunos, que se propõem a apresentar projetos que desenvolvem fora da escola, e da Associação dos Estudantes, que dinamiza atividades com os colegas.

A Semana Raul Proença envolve cerca de 1200 alunos daquela escola. Também recebe cerca de uma centena de alunos do 9º ano da EBI de Santo Onofre, que vão conhecer o estabelecimento de ensino onde podem prosseguir os estudos secundários, numa visita guiada pelos elementos da Associação dos Estudantes.

 

Agrupamento vai à cidade em maio

Seguiram-se os Dias Diferentes, a 3 e 4 de abril, destinados a todo o agrupamento e que junta atividades na escola, desde o pré-escolar até ao 12º ano. Há turmas a ter atividades na escola, nos museus da cidade e a realizar viagens a pé à Foz do Arelho ou de comboio a S. Martinho do Porto. Três turmas do 9º ano foram a Madrid (Espanha) e uma turma do 11º ano visitou França, numa organização com os professores. Na EBI de Santo Onofre houve desde aulas de Hip Hop  e Kempo a sessões de karaoke, cinema e jogos de tabuleiro até atividades experimentais, palestras, sessões sobre suporte básico de vida, campanhas de limpeza da escola e atividades no Parque Onofre e na Horta Regenerativa do Onofre.

No próximo dia 10 de maio, e integrado nas Festas da Cidade, irá decorrer o “happening”, altura em que as várias escolas do agrupamento Raul Proença mostram o que fazem à comunidade. Para além do tema cultural da escola, os projetos irão focar-se nos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

- publicidade -