
O ciclista João Almeida venceu a etapa de hoje do Giro d’Italia, numa impressionante exibição de qualidade, afirmando-se, cada vez mais, como um dos grandes candidatos à vitória final. O lugar no pódio, que era o objetivo mínimo do caldense, também ficou mais perto numa etapa com chegada ao Monte Bondone, que finalmente mexeu com a edição do Giro deste ano.
Com a equipa da UAE Emirates a trabalhar muito e bem para o seu líder, conseguiram colocar a concorrência em dificuldades até João Almeida conseguir descolar de um já reduzido grupo dos favoritos. Geraint Thomas (INEOS), que voltou a ser líder, aproveitou o trabalho de Kuss (Jumbo-Visma) a puxar o colega Roglic e atacou depois para colar a João Almeida e, juntos, afastarem o esloveno e discutirem a etapa.
No final, o caldense, que envergava a camisola branca da juventude, foi mais forte que o galês e subiu a 2º na geral, vendo Thomas ser o novo líder, mas agora a apenas 18 segundos (quando antes, Thomas tinha 22 segundos de vantagem). Roglic chegou 25 segundos depois, ficando agora a 29 segundos da Maglia Rosa (e a 11 de João Almeida). O quarto da geral, Caruso (Bahrain) já está a 2 minutos e 50 segundos.
Amanhã há nova etapa, mas provavelmente dedicada aos sprinters do pelotão e, portanto, pouco propícia a mudanças na geral. São 195 quilómetros entre Pergine Valsugana e Caorle.