Para não surpreender ninguém, o PS de Óbidos sentiu a necessidade de lançar mais um comunicado insultuoso. Vem agora comentar um debate, onde até esteve presente, começando logo por dizer que o Vice-Presidente da Câmara de Óbidos disse “inverdades”, ou seja, insultando-o de mentiroso. O PS de Óbidos não consegue perceber que o ataque infundado e insultuoso não dignifica a política?
A dívida não cresceu 7 vezes e é uma dívida de curto prazo feita para financiar investimentos importantes para as nossas populações. Mas porque fala o PS da dívida sem falar da situação financeira e patrimonial geral? Ou o PS acha que ainda estamos no tempo em que nos governavam e nos deixaram cheios de dívidas e sem património? Hoje a nossa dívida é maior, mas tudo cresceu, tal como a nossa capacidade de a pagar é também muito maior; tal como cresceu a nossa receita, essa sim, cresceu 7 vezes! Porque se apressa o PS a falar disto agora, quando sabe que temos receitas avultadas para entrar ainda durante este ano?
As empresas municipais servem para criar riqueza e não como instrumentos de desperdício. Enquanto a Óbidos Patrimonium é responsável por boa parte do sucesso que incomoda o PS, a Óbidos Requalifica é detentora de um património invejável – Parque Tecnológico e antigos Armazéns de Vinhos em A-da-Gorda – e foi veículo do Município para trazer mais financiamento para o concelho, estando o Executivo a trabalhar para a extinguir, de modo a passar todo o seu património para outra entidade, uma vez que foi beneficiária de quase 1 milhão de Euros que aplicou nas infra-estruturas do Parque Tecnológico. O PS sabe disto, porque finge não saber e omite este dado à população?
O problema que se esconde por detrás deste comunicado é a incapacidade do PS em se afirmar perante o Concelho. Porquê inventar o número de 10 milhões de euros em transferências para as empresas municipais, se não correspondem à verdade? Como pode haver credibilidade ao afirmarem o dobro do que aconteceu e esconder os resultados financeiros gerados que foram mais do triplo do que recebeu?
Quanto a trabalhos a mais exagerados e luxos nas escolas, o PS evidencia o seu profundo mal-estar com estas obras, para tristeza nossa. Mas já foi assim quando votaram contra a aquisição do terreno para o Complexo do Furadouro, quando não votaram a favor do empréstimo que tivemos que fazer para fazer face aos atrasos dos financiamentos comunitários, ou quando na câmara apresentaram 25 declarações de voto nos assuntos relacionados com os Complexos Escolares. O PS diz que apoia os investimentos, mas, na verdade, nunca apoiou e só criou dificuldades.
O PS de Óbidos escusa de lembrar muitos dos nossos objectivos e promessas, porque não foi por isso que ganhámos eleições. Nas últimas não prometemos nada e o PS cresceu? Não, pelo contrário ainda perdeu votos. Ganhou uma vereadora por um voto e um ano depois este PS correu com esta de uma forma pouco digna.
Mais do que este Executivo, Óbidos tem a sua reputação construída ao longo dos anos por conquistas sucessivas, captando investidores, pessoas e atenções diversas e realizando uma obra que todos podem ver.
E se perante esta crise em que vivemos o PS parasse de tentar denegrir tanto a imagem da Câmara de Óbidos, dos vereadores e do presidente, e nos ajudasse a fazer ainda melhor?
O Executivo Municipal de Óbidos