COLÉGIO RAINHA D. LEONOR

0
489

A horta que tem uma escola…
No dia 21 de outubro, os encarregados de educação das salas 1 e 2 da Educação Pré-Escolar e do 1.o ano do Colégio Rainha D. Leonor conheceram o projeto “Escola na Horta”, através das responsáveis pela implementação do mesmo, a professora Matilde Monteiro e a educadora Clara Palma.
O projeto arrancou, pela primeira vez no Colégio, no ano letivo 2014/2015, com a turma do 2.º ano. Os resultados alcançados no final desse ano e o balanço positivo dos encarregados de educação levaram a que se decidisse, na reunião de encerramento, que o projeto deveria estender-se à Educação pré-Escolar e ao 1.º ano, e assim foi. Cerca de cem crianças vão, no presente ano letivo, participar na “Escola na Horta”.
O reconhecimento deste projeto traspassa a escola que o acolhe, pois o projeto foi considerado, pela universidade de Huelva, em 2013, uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças e único em Portugal, sendo caracterizado como um projeto de “excelência e de qualidade”. Através do “garden based learning” (gbl), os alunos desenvolvem competências que os ajudarão academicamente, articulando o currículo com a  realidade envolvente; promovendo a interdisciplinaridade; e desenvolvendo a base de toda a aprendizagem: a motivação. Como está implícito no nome do projeto, a sala de aula irá à horta e os conteúdos ganharão vida.
Aliados aos resultados académicos estão , naturalmente , os resultados ao nível do desenvolvimento do saber-fazer e do saber-estar, na medida em que se recuperam princípios e que se fomentam meios que dotarão os alunos de competências essenciais para o futuro.
A Direção Pedagógica manifestou grandes expetativas em relação a este projeto, desejando a todos os envolvidos um excelente ano de trabalho.
A Direção Pedagógica
Raquel Galeão, Sandra Santos, Ana Cascão