Hoje em dia, a informação encontra-se à distância de um click, à distância de um toque num ecrã, independentemente da capacidade que temos de a interpretar, independentemente da idade ou dos filtros que temos para a descortinar.
A era das enciclopédias e dos compêndios terminou há já muito tempo, o tempo das pesquisas exaustivas em livros com informações por vezes desatualizadas, o tempo de “queimar pestanas” já lá vai. Agora, temos acesso a todo o tipo de informação num milésimo de segundo. Em trinta minutos reunimos tanta informação que nem conseguimos tratá-la em tempo útil. E nem vou aqui falar do Chatgpt e da inteligência artificial generativa.
Daí, que tenhamos de ser nós, Escola, mais uma vez, a fornecer as ferramentas para que os nossos jovens consigam perceber as suas opções, consigam entender qual a informação mais fidedigna, consigam entender e descortinar a informação mais adequada para trilhar o seu caminho na vida.
Aliás, desde sempre que esse tem sido o nosso caminho, preparar crianças e jovens para a vida, ensiná-los a pensar, dar-lhe as ferramentas para que construam o seu caminho, para que desenvolvam o seu espírito crítico.
Nesse sentido, a Escola de hoje tem de ser uma escola com uma abrangência de influência muito grande, deve dar a conhecer aos seus alunos um leque de aprendizagens que os consiga fazer desenvolver todas as competências, não tendo em vista apenas o concluir a escolaridade obrigatória ou o emprego futuro, mas envolver os mesmos na construção de uma sociedade mais participativa, mais atenta, mais democrática e interventiva.
Logo, os nossos alunos deverão, ao longo do seu percurso académico, com início no pré-escolar, começar a construir filtros. Filtros que os preparem para um mundo, uma sociedade em constante mudança, que lhes permitam efetuar uma triagem do que é falso e verdadeiro, do que interessa e do que não. Filtros que os ensinem a pensar, a refletir, a serem autónomos. A debater argumentos e sustentar opiniões, a argumentar e também aceitar a opinião dos outros, quando disso for o caso.
E é isso que nós na escola fazemos, fornecemos aos nossos alunos um grande leque de oportunidades para que se tornem cidadãos ativos, participativos, empenhados e conhecedores. Ensinamo-los a pensar, a sustentar opiniões, envolvemos a comunidade e os atores necessários nesse processo. Construímos os filtros necessários para que possam ser atores ativos na sua vida. Por último, mas não menos importante, ensinamo-los a pensar não só em si, mas também no outro, a serem jovens preocupados com as implicações das suas ações, das suas decisões.
E fazemos isto constantemente, geração após geração, os frutos, esses veem-se quando os encontramos, jovens adultos com a vida toda pela frente, a trabalhar, a estudar e…
Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.
Cookies Necessárias
As Cookies Necessárias devem estar sempre ativadas para que possamos guardar as preferências do utilizador relativamente às definições de cookies.
Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que, sempre que visitar este sítio Web, terá de ativar ou desativar novamente os cookies.
Cookies de Terceiros
Este website utiliza o Google Analytics e o Echobox para recolher informações anónimas, como o número de visitantes do sítio e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso sítio Web.
Por favor, active primeiro os cookies estritamente necessários para que possamos guardar as suas preferências!
Cookies de Marketing
Este site usa as seguintes cookies para analisar como é que utiliza o site para o podermos melhorar:
Microsoft Clarity
Por favor, active primeiro os cookies estritamente necessários para que possamos guardar as suas preferências!