Susana Santos
Consultora de RH
A teoria diz-nos que a Descrição de Funções é uma das peças fundamentais numa estrutura de Gestão de Recursos Humanos. E a prática mostra-nos todos os dias que esta serve de suporte à Estratégia de uma Organização.
Senão vejamos, a Descrição de Funções deve responder às seguintes perguntas:
Quem faz o quê dentro da organização? (responsabilidades e tarefas)
Quais as funções existentes na organização?
Qual o objetivo de cada função? (o que é central à mesma)
Quais as competências necessárias para cumprir o objetivo de cada função? (que tipo de colaboradores deveremos procurar ou desenvolver)
Quais os recursos materiais necessários para a execução de cada função?
O organograma da empresa corresponde às descrições funcionais existentes?
Ao responder às questões acima mencionadas poderá identificar sobreposições/ ineficácias, bem como lacunas na distribuição de tarefas e responsabilidades, cuja correção levará ao aumento da eficiência da organização e portanto, da sua produtividade.
A Descrição de Funções permitirá reorganizar ou validar o organograma, tendo como resultando uma estrutura otimizada e o alinhamento das funções com a estratégia da organização.
A definição das tarefas e das competências-chave da organização vai alimentar processos como recrutamento e seleção, formação profissional, avaliação de desempenho e gestão de carreiras.
Para conseguir levar a cabo uma descrição de funções recomendamos que dê os seguintes passos:
• Levantamento das Funções;
• Análise das Funções e Responsabilidades;
• Conceção do Manual de Funções; e
• Conceção do Organograma.
Se seguir estes passos, chegará a conclusões que lhe permitirão repensar a sua Organização e eventualmente repensar as funções existentes. ■