As eleições e os idosos

0
354
- publicidade -

Conceição Pereira 
provedora da Misericórdia das Caldas da Rainha
O País tem eleições marcadas para o próximo dia 10 de março e os diversos partidos apresentam diariamente as suas propostas para as diversas áreas da governação, com grande foco nas pensões e nos idosos.
Todos eles têm medidas, umas mais realistas que outras, para melhorar a vidas dos mais velhos e dos mais necessitados.
Em 2021 a Comissão Europeia aprovou o “Livro Verde Sobre o Envelhecimento”, com o lema de promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações.
Neste documento, a Comissão Europeia considera fundamental entre as diversas áreas, promover estilos de vida saudáveis, o prolongamento da vida ativa e o empreendedorismo sénior, reduzir a pobreza, manter de pensões adequados, equativos e sustentáveis.
Por seu lado, o Governo publicou, no passado dia 12 de janeiro, o Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável para o período 2023-2026.
Trata-se de um Plano de Ação ambicioso que envolve vários Ministérios e outros planos, tais como, o Plano Nacional de saúde 2030 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não -Discriminação – Portugal + Igual 2023-2026.
Os planos de ação são fundamentais para orientar e implementar as ações e decisões nas áreas em que se aplicam, neste caso, em relação aos idosos. O aumento da esperança de vida, tem vindo a alterar o quadro demográfico em Portugal, que, de acordo com o INE, nos censos de 2021, por cada 100 jovens existem 182 idosos.
A responsabilidade maior de olhar pelos seus cidadãos é do Governo, mas, também, os Municípios, têm cada vez mais, que ter políticas concretas nesta área, a fim de responder às necessidades de todos aqueles que já deram muito ao seu Concelho e ao seu País.
Durante os vários anos em que tive a responsabilidade da área social, a Câmara Municipal houve a preocupação de criar diversas respostas para os mais idosos.
Graças à criação de uma rede de Instituições de Solidariedade Social, em todas as Freguesias, os nossos Idosos têm, hoje, acesso a serviços de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Estruturas Residenciais, vulgo, Lares.
Outras respostas foram criadas, como seja, a Universidade Sénior, Clube Sénior, parceria com os Pimpões para uma vida ativa e saudável, em parceria com as Forças de Segurança, o registo dos idosos isolados, o Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa, para a realização de diversos eventos e a publicação, a 9 de Maio de 2019, do Regulamento do Conselho Municipal de Apoio à Pessoa Idosa.
Em boa hora, a atual Câmara Municipal tem mantido, praticamente todas estas atividades e regulamentos
Quanto a promessas eleitorais, como dirá sabiamente o nosso Povo “Ver para crer”. ■
- publicidade -