Já chegou a terceira geração do Nissan Qashqai

0
476
As linhas robustas a opção das jantes de 20 polegadas sublinham o espírito jovem do modelo

Nova versão do SUV já se encontra em pré-reserva e vem cheio de novidade para se manter líder

Quando em 2007 lançou o Qashqai, a Nissan virou uma página da sua história em que estava mergulhada em dificuldades para se afirmar como a marca referência no segmento que ela própria criou com aquele modelo, o segmento dos SUV urbanos do segmento B. Agora, 14 anos depois, surge a terceira geração, que promete argumentos para se manter como uma das referências num segmento onde a competição é cada vez mais feroz.
O novo Qashqai assume as novas linhas de estética da Nissan, incorporadas pela primeira vez no seu irmão mais novo, o Juke, mas com uma linguagem própria que permite identificar alguns aspetos da geração anterior, como o V na grelha frontal, embora agora com dimensões muito superiores e a envolver toda a própria grelha. Na frente destacam-se ainda os faróis rasgados e um ar bastante mais robusto.
O perfil mostra linhas mais trabalhadas, com dimensões mais compactas que reforçam a robustez da frente e uma linha de tejadilho que assume um cariz mais desportivo, a remeter para os coupés.

Novas linhas mais robustas e compactas, uma motorização mild-hybrid e tecnologia de nova geração são trunfos

Ainda ao nível da estética exterior, a Nissan adotou também a filosofia do Juke, que permite uma pintura em dois tons, que permite reforçar o cariz de personalização.
No interior, a estética continua a ganhar pontos com um quadrante digital, linhas limpas que seguem também as tendências de interiores mais elegantes.

Mas não é apenas na estética que o novo Qashqai traz novidades. A Nissan optou pela eletrificação do seu best seller com uma motorização 1.3 a gasolina eletrificada, de 140 ou 158 cavalos. Não se trata de um híbrido, mas de uma versão mild-hybrid. A diferença é que o Qahqai não se move apenas com eletricidade, o motor elétrico, alimentado por uma pequena bateria, é um auxiliar do motor de combustão, que ajuda a melhorar as prestações, os consumos e as emissões, sobretudo nos regimes mais baixos, em que os motores térmicos são menos eficientes.
A nova geração Qashqai está, igualmente, equipada com a nova geração de ajudas à condução, como o sistema ProPILOT, que entre outros sistemas disponibiliza controlo de velocidade adaptativo e ajuda à manutenção na faixa de rodagem.
O novo Qashqai está, por enquanto, disponível para pré-reserva, o que nas Caldas da Rainha pode ser realizado no concessionário Auto Júlio. O preço de entrada de gama ronda os 29 mil euros.