Caldas da Rainha …o mais belo cemitério de bicicletas do país

0
573
- publicidade -

Enquanto apaixonado pelas bicicletas agrada-me ver a cidade das Caldas embelezada com tantas bicicletas floridas, mas mais agradado ficaria se esta campanha espelhasse uma cidade verdadeiramente amiga das bicicletas.
Mas infelizmente a realidade não é essa e as Caldas não passa de um cemitério de bicicletas floridas, onde são raros os cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte para a escola ou para o trabalho.
Ao contrário do que tem vindo a acontecer em tantas cidades da Europa e do Mundo – verdadeiramente amigas das bicicletas – nas Caldas nada tem sido feito para promover, estimular e facilitar o uso da bicicleta, enquanto meio de transporte saudável, ecológico e alternativo ao uso do automóvel nas cidades.
Lamentavelmente, e apesar do passar dos anos, no perímetro urbano das Caldas continua a não existir uma única ciclovia ou ciclo-faixa. E no concelho das Caldas existe apenas uma ciclovia (os 7 quilómetros entre a Zona Industrial e a Foz do Arelho). Tudo o resto são apenas “bermas largas” e sem qualquer ligação à cidade (na estrada Atlântica e na estrada Chão da Parada -Salir do Porto).
No que se refere a estacionamento prático e seguro para bicicletas, ele é praticamente inexistente em toda a cidade. Um bom incentivo seria disponibilizar lugares de estacionamento nos parques subterrâneos da cidade. E continua a não existir na cidade qualquer sistema de aluguer ou partilha de bicicletas.
Continuo a ter esperança que as políticas relativas ao uso da bicicleta nas Caldas mudem drasticamente nos próximos anos, para que deixemos deixemos de ser apenas o mais belo cemitério de bicicletas de Portugal … e talvez do Mundo!
Vítor Milheiro

- publicidade -