- publicidade -
Teresa Leal
CEO na Teresa Vai de Férias
Vai decorrer neste mês de fevereiro, a 11ª edição da “Winter School”, organizada pela Università della Svizzera italiana (Lugano, Suíça), em parceria com a Universidade de Coimbra e a Universidade Europeia. A edição deste ano é sobordinada ao tema “Digital Media for Tourism in Creative Cities: Experiences from the Center of Portugal” e pretende desenvolver e promover o turismo sustentável em territórios que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, através do Artesanato e da Arte Popular, das Artes Mediáticas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música.
Os participantes deste ano vão visitar 6 cidades em Portugal, Caldas da Rainha, Óbidos, Fátima, Leiria, Coimbra e Lisboa, onde vão poder descobrir o património imaterial de cada destino e participar em trabalhos de grupo que permitam encontrar respostas aos desafios do turismo em cada município, numa iniciativa promovida no âmbito da cátedra UNESCO em Informação, Comunicação e Tecnologia da Universidade de Lugano, destinando-se a estudantes de doutoramento, investigadores e profissionais das áreas de turismo e de património.
Esta escola de inverno sobre as Cidades Criativas, leva os participantes à descoberta de três Cidades Criativas no centro de Portugal, que desenvolvem as suas atividades em quatro diferentes áreas, Música: Leiria, Artesanato e Arte Popular: Caldas da Rainha, Literatura: Óbidos. O Centro de Portugal acolhe mais três cidades que integram a rede Cidades Criativas: Covilhã –Cidade Crativa do design, Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da música e Castelo Branco Cidade Criativa de Arte Popular
Esta é uma forma de promover a cooperação entre cidades em que se identifica a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, trabalhando em prol de objetivos comuns, e de colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos planos de desenvolvimento a nível local bem como o desenvolvimento da cooperação a nível internacional.
Esta é uma forma de assinalar os 20 anos do programa “Creative Cities” da UNESCO, das quais as Caldas da Rainha fazem parte, no total de 300 cidades a nível mundial, sendo 9 localizadas em Portugal. ■
- publicidade -