Camão (Porphyrio porphyrio)

0
1331
- publicidade -

Esta lindíssima ave aquática da família Rallidae, devido às cores vivas e exuberantes da sua plumagem azul brilhante, quase metálico que contrasta com o vermelho vivo do robusto bico e das longas patas, e as penas infra caudais brancas, não deixa de ser um belo troféu para um observador. Outrora quase extinto em Portugal, era considerada uma das aves mais raras. Aos poucos, a sua população tem vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo actualmente uma das aves mais fáceis de observar, sobretudo no sul do país, onde é mais abundante. Na nossa zona, nidifica na poça do Vau, na poça da Amoreira, na lagoa de Óbidos e claro no Paul de Tornada. Também conhecido pelos nomes de Caimão-comum, Alqueimão, Calamão ou Galinha-sultana, é uma ave de médio porte, sensivelmente do tamanho de um Pato-real.
A escolha desta semana para ilustrar esta rubrica recaiu nesta ave, porque se comemora no próximo dia 2 de Julho, os dez anos da criação Reserva Natural Local do Paul de Tornada, e que tem como símbolo a Lontra. A data vai ser assinalada ao longo de uma semana, com várias actividades de divulgação e sensibilização ambiental, com o apoio dos técnicos do Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada Professor João Evangelista sediados na reserva.
O antigo paul da Rosa Pena como era conhecido antes da Associação Pato ser criada, da qual são herdeiros a família Polónia, nomeadamente a minha cara amiga Isabel Polónia, é uma das ultimas zonas húmidas interiores da zona Oeste, ocupa uma área com cerca de 45 ha de valor incalculável para a preservação da avifauna.
A gestão da Reserva é da responsabilidade da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, que honra lhe seja feita, que de forma inovadora coordena um projeto de cooperação com outras entidades publicas e privadas, com enorme sucesso e dignas de assinalar. Assim, fazem parte do Conselho Diretivo a Câmara, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e, a Associação Pato e o Geota – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. Presto assim a minha homenagem a todos os colaboradores da Reserva, pelo excelente trabalho que têm desenvolvido em prol da defesa do património ambiental, associando-me às comemorações convidando a população caldense a participarem nas várias actividades que se irão desenvolver.
Nas ruinas de Conímbriga existem vários mosaicos muito bem preservados, com a representação da desta ave.
Luís Vaz de Camões também o evocou num dos seus poemas.
É também o símbolo da Área Protegida do Parque Natural da Ria Formosa.

João Edgar
sarabuga@gmail.com

- publicidade -