CATÓLICOS do OESTE – Promover a dignidade

0
964
Notícias das Caldas
D.R.

Na abertura do primeiro restaurante solidário CASA no Porto, o Presidente da República referiu-se aos “sem-abrigo” como sendo um problema que precisa de um plano nacional de apoio.
Na reportagem dessa recente visita, lemos que o Presidente da República despiu o casaco, tomou o papel de “voluntário” e distribuiu comida, ajudou as pessoas com mobilidade reduzida, enquanto abordava cada um em particular. Sabemos que foi mais um momento de proximidade com os mais necessitados, reconhecendo e tornando evidente que a ajuda a essas pessoas é uma “missão de peso”.
O Papa Francisco, por seu turno, exorta-nos a viver a Quaresma como um caminho de esperança. Não será isso que cada “sem-abrigo” precisa de sentir por parte da sociedade e de cada um de nós em particular? A Quaresma, que agora começou, é um período de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência. É no sentido da partilha que compreendemos que “o outro” é um dom que precisa de ser cuidado e estimado, não de uma forma descaracterizada, mas como um indivíduo a quem podemos associar uma história pessoal.

Assim será, sem dúvida, o que acontece com cada um dos “sem-abrigo” que aqui na cidade das Caldas da Rainha recebe o apoio, cuidado alimentar e de higiene por parte de alguns voluntários, onde se destaca o Quim Sá, que nos fala de uma “população estigmatizada”. Ele, a D. Maria José e poucos mais, levam aos “sem-abrigo” uma mensagem de esperança na dignidade que se lhes procura devolver, para que se sintam escutados e de alguma forma integrados na sociedade.
O Quim Sá, na sua juventude, começou este trabalho no Parque D. Carlos I e na Praça da Fruta porque se sentiu impelido a intervir nesta chaga social, procurando promover o Bem e a Paz junto dos dependentes da droga e de outras substancias, ou junto de pessoas com problemas de saúde mental que se entregaram à tristeza, ao abandono de si próprias e perderam as referencias. Já lá vão quase 32 anos e hoje estes voluntários recolhem diariamente alimentos junto de várias instituições e estabelecimentos comerciais, o que lhes permite oferecer duas refeições quentes, a par de cuidados de higiene e tratamento de roupas, num espaço que lhes está cedido para o efeito.
São estas causas, abraçadas por voluntários locais, que precisam regularmente de apoios e na paróquia de Caldas da Rainha a iniciativa que está em marcha para a angariação de fundos materializa-se no espetáculo musical O Nazareno, que será apresentado nos Pimpões no próximo sábado dia 18.
No amor ao próximo vivemos um espírito de partilha, chegando aos mais necessitados na construção do bem comum.

Diácono Romero
paroquiacaldasdarainha@gmail.com