Com surpresa assistimos na última Assembleia Municipal das Caldas da Rainha à apresentação de uma moção de repúdio referente às declarações do presidente do PSD, Dr. Luís Montenegro a propósito do novo Hospital do Oeste.
Sobre as declarações do Dr. Luís Montenegro, o próprio se assim o entender, terá oportunidade de clarificar a sua posição.
Julgamos no entanto, que esta atitude unilateral por parte do movimento VM merece um sério reparo pela leviandade e pela rutura que provoca na unidade de posições políticas no concelho.
Pela primeira vez assistimos a uma tentativa de retirada de dividendos políticos relativamente a uma matéria que sempre nos uniu, o Hospital.
Nunca qualquer movimento ou partido o tinha feito, nem com o Partido que apoia o governo que decidiu a localização, nem com o Bastonário da Ordem dos Médicos que numa fotografia ao lado de dirigentes do VM vem apelar a uma localização diferente da que vimos defendendo, nem tão pouco um seu destacado dirigente que em vários momentos defende que o importante é construir independentemente do local.
A desfaçatez é tanta que confundem funções com profissões e o jeito que dá.
Mais grave, na tentativa de achincalhar o PSD das Caldas, o movimento VM abdica do que julgávamos ser os seus (nossos) objetivos e hostiliza um dos candidatos a primeiro-ministro que, caso saia vencedor, terá uma importância crucial na decisão deste processo.
Percebemos todos que os ânimos no interior do movimento VM estarão exaltados, as divergências visíveis, o desnorte fácil de notar.
O presidente da câmara assume funções numa votação com número expressivo de votos em branco o que demonstra intranquilidade com o rumo escolhido.
Muitos dirão que também existe falta de liderança.
Não compreendemos é que queiram disfarçar esta falta de liderança com um ataque, inconsequente à união que durante anos muitos souberam construir.
O PSD das Caldas da Rainha tem tido no seu deputado Dr Hugo Oliveira o porta estandarte da luta pelo Hospital nas Caldas da Rainha. Os membros da Comissão Política têm dado mostras em entrevistas e comentários da sua posição defendendo com galhardia o Hospital nas Caldas.
Não fazemos show-off, não pregamos nem despregamos bandeiras negras.
O movimento VM por falta de ideias e esvaziando o balão que encheram , pensam que dividindo e enganando os Caldenses conseguem daí tirar dividendos para a sua reeleição.
Meus senhores, concentrem-se na governação do Concelho, entendam-se na vossa casa, que o PSD de Caldas da Rainha defende e defenderá, ontem como hoje, o Hospital entre Caldas e Óbidos.