Comunidade Internacional – O Novo Paradigma do Turismo na Região

0
466

Teresa Leal
CEO da Teresa vai de Férias

A Organização Mundial do Turismo definia, em 1994, o Turismo como “as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, por lazer, negócios ou outros”.
Desde finais do seculo passado, em que podemos considerar que a vida afinal era relativamente simples e até imutável, até agora, muito se alterou. Na Região Oeste, a chegada recente de pessoas vindas dos quatros cantos do mundo, que se fixaram depois de terem descoberto o Oeste através do turismo, é um dos fatores que tem trazido uma alteração mais profunda ao dia a dia de todos.
Se por um lado já nos habituamos a esta nova realidade, que veio trazer uma nova vida a aldeias quase abandonadas, uma nova dinâmica às localidades e uma maior circulação de bens e de negócio, por outro devemos ter em consideração que a sua integração é fundamental para o equilíbrio e bem-estar de todos e que por isso mesmo deve ser tida em consideração nas decisões que envolvem o território.
Promovendo a integração sustentável e à semelhança do que foi realizado o ano passado, a OICV em colaboração com o Município das Caldas da Rainha, a AIRO e a Mais Negócio, volta a dinamizar um conjunto de seminários, destinados a promover a partilha mútua de conhecimentos.
Nos meses de setembro, outubro e novembro, no auditório da Expooeste nas Caldas da Rainha, vários especialistas irão realizar palestras em inglês, destinadas a esclarecer a comunidade internacional, sobre como viver em Portugal com foco na região Oeste, legislação e leis do nosso país, Seguros e Impostos. Este conjunto de seminários destina-se a esclarecer todas as dúvidas de quem está a residir ou de quem pensa escolher o Oeste para fixar a sua residência.
O calendário de iniciativas tem previsto, no dia 18 de setembro um seminário sobre “Living in Portugal”, com informações mais gerais para quem se mudou, seguido de, no dia 25 de setembro Legislação Portuguesa, 2 de outubro Seguros e 9 de outubro Impostos.
No dia 18 de outubro está previsto um seminário para empresas, com partilha de experiências entre comunidades e a presença empresários que tiveram sucesso ao longo da sua vida profissional e que se fixaram na região. O ciclo de palestras é fechado no dia 14 de novembro, com um seminário dedicado aos jovens que pensam estudar ou trabalhar no estrangeiro. Os fundos recolhidos revertem para o Projeto desenvolvido pela OICV Almoço de Cozinha Internacional para os Centros de Dia.
São iniciativas desta natureza, adaptadas às necessidades reais da comunidade, desenvolvidas em parceria com organismos públicos locais, associações e entidades da região, que criam as bases para o trabalho coletivo, orientado com o propósito da construção de um projeto em comum.
A integração das novas comunidades está assim ao alcance de cada um de nós, numa base em que se desenvolve um conjunto de iniciativas que promova a integração sustentável e o respeito pelos valores de todos e de cada um.■