Se tens um MacBook, mas sentes que o seu desempenho tem estado aquém do esperado, é provável que precises de libertar algum espaço de armazenamento do sistema.
O armazenamento do sistema do MacBook é o espaço disponível no disco rígido ou SSD, e tem um impacto enorme no funcionamento do computador, podendo dar azo a instabilidade no sistema e à impossibilidade de guardar novos ficheiros.
Existem várias maneiras de limpar o espaço de armazenamento do sistema no MacBook, tais como:
Apagar ficheiros desnecessários
A maneira mais óbvia de libertar espaço no MacBook é apagar ficheiros desnecessários. Tal pode ser feito manualmente ou recorrendo a programas externos que identificam e removem estes ficheiros. Mas como podes ficar a saber que ficheiros devem ou não ser apagados?
O truque é saber onde procurar. As pastas mais sensíveis são, por norma, as pastas de ‘Downloads’ e da ‘Caixa de Entrada’ (para quem usa a aplicação de e-mail da Apple), onde é comum que muitos ficheiros desnecessários acabem por ficar esquecidos. Usa o Finder do MacBook para encontrar estas pastas e elimina todos os ficheiros de que já não precisas.
Para além destas pastas, é fundamental descobrir quais são os ficheiros que ocupam mais espaço de armazenamento do sistema e decidir se estes são realmente importantes. Alguns filmes, por exemplo, ocupam muito espaço que poderia ser utilizado para melhorar o desempenho do computador; se já os vistes, por que não deitá-los ao lixo para dar lugar a novos filmes, séries, ou jogos?
Utilizar um disco externo
Um disco externo é uma espécie de armazenamento do sistema extra onde ficheiros grandes podem ser armazenados para libertar espaço no disco rígido do MacBook. Segundo o serviço de apoio ao cliente da Apple, as pastas que podem mais convenientemente ser transferidas para um disco externo são a ‘Fototeca’ e a biblioteca do iMovie.
Naturalmente, um disco externo serve para armazenar qualquer outro tipo de ficheiros. É provavelmente a melhor solução para utilizadores MacBook que querem melhor o desempenho do computador, mas não se querem ver livres de nenhum ficheiro.
Esvaziar o lixo
Tal como é preciso levar o lixo de casa à rua, também é importante esvaziar o lixo do MacBook regularmente. O lixo está cheio de ficheiros eliminados em stand-by, mas estes são geralmente desnecessários.
Para te veres livre do lixo no MacBook, utiliza o Finder para encontrar a opção ‘Esvaziar o lixo.’ Para completares o processo, carrega na mensagem de aviso que aparece automaticamente.
Otimizar o espaço de armazenamento
Otimizar o espaço de armazenamento do sistema do MacBook é tão simples como aceder às Definições do Sistema, clicar em ‘Geral,’ e selecionar ‘Armazenamento’ no menu do lado direito.
Na maioria dos modelos mais modernos, a Apple oferece-te três opções de otimização de armazenamento: guardar ficheiros no iCloud, otimizar o espaço de armazenamento, e esvaziar o lixo automaticamente. Todas elas são escolhas viáveis e recomendáveis para aumentar o desempenho do MacBook, mas sê cuidadoso ao apagar pastas e ficheiros caso optes por esvaziar o lixo automaticamente.
Caso nenhum destes métodos resulte, consulta um especialista ou compra um novo dispositivo. Segundo os especialistas, um MacBook dura em média 5 a 8 anos até passar por problemas de desempenho graves.