É uma das aves aquáticas mais coloridas e bonitas da nossa avifauna, sendo o seu habitat natural os rios, ribeiras, valas, barragens, lagoas e estuários.
É um residente que pode ser observado ao longo de todo o ano na nossa Lagoa, onde existem vários casais nidificantes, com um pouco de prática e paciência é muito fácil observar.
Distribuindo-se por todo o território nacional, embora menos abundante a Norte e nas terras altas.
Nidifica em buracos escavados nas margens das linhas de águas, podendo criar mais do que uma vez por época reprodutora, tendo cada postura 6 a 8 ovos, com uma incubação que dura cerca de 20 dias.
Não há dimorfismo sexual, isto é, o macho é semelhante à fêmea, distinguindo-se apenas pela côr da parte inferior do bico que, nas fêmeas é de cor alaranjada.
O Guarda-rios, conforme a região do país, também é conhecido por vários nomes vernáculos como: Pica-peixe, Martim-pescador, Juiz-dos-rios, Espreita-marés, Chasco-de-rego, são alguns dos 25 nomes pelo qual são conhecidos. (Gonçalo Elias et al)
Com o seu rápido e rasante voo à água também lhe valeu por parte dos fotógrafos e observadores a alcunha de Raio Azul.
Aquilino Ribeiro incluiu-o num poema no seu Guia de Aves, onde se lê: (…) Lá vem o Pica peixe, o pirata das ribeiras com a sua farda de anil e peitoral de púrpura, olhinho maroto… relampejante ao rés da corrente, fugazes como setas (…)
Miguel Torga também lhe dedicou um lindo poema chamado “Saudação”.
Guarda Rios também foi nome de profissão que, com a modernização e alteração dos conteúdos profissionais, foi extinta, evoluindo para a carreira de Vigilante da Natureza, quer do ICNF, CCDR e Agência Portuguesa do Ambiente.
Também dá o nome a um excelente restaurante na povoação da Barriosa, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, onde se come divinalmente uma Truta Salmonada e dá ainda o nome a um belo vinho alentejano.
Brindemos então ao Guarda-rios.
Para quem quiser pesquisar e aprofundar mais detalhadamente a informação, existe uma página na internet chamada Aves de Portugal, que deixo aqui o Link: www.avesdeportugal.info.
João Edgar